domingo , 3 março 2024
Capa » Notícias » No Sindusfarma, presidente da Anvisa defende modelo de governança da Agência

No Sindusfarma, presidente da Anvisa defende modelo de governança da Agência

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, defendeu o modelo de governança da Agência, ao ser homenageado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) com o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, na segunda-feira (4), durante o encontro de confraternização da Diretoria da entidade.

“Até o último dia do meu mandato, no próximo ano, trabalharemos pelo certo. E o que se aglutina tem chance de durar para sempre. Portanto, depois que eu estiver fora, peço à indústria farmacêutica que continue apoiando este modelo de governança da Agência. Pois é a única chance de mantermos a independência, a autonomia e o apelo à ciência, principalmente”, disse Barra Torres.

Em sua saudação, o presidente da Diretoria do Sindusfarma, Omilton Visconde Jr., concordou com o homenageado, afirmando que o modelo de agências reguladoras independentes e apolíticas, com cunho majoritariamente técnico, é fundamental para o fortalecimento desta governança e o avanço do país.

Omilton observou que a regulação precisa ser estendida, para garantir a isonomia de tratamento. “Temos uma regulação de primeiro mundo, mas esta regulação tem que chegar em todas as pontas. Pois se isso não acontece, gera muito assimetria competitiva, sendo um cenário muito ruim para quem trabalha em linha reta”.

Barra Torres recebeu a homenagem por sua trajetória profissional e sua importante atuação à frente da Anvisa, de contribuição inestimável para a preservação da saúde no país, principalmente durante o enfrentamento da Covid-19.

Cerimônia

Por estar em viagem ao exterior, o presidente da Anvisa não pôde comparecer à grande cerimônia de outorga do Colar Cândido Fontoura, na noite de 26 de abril, que marcou os 90 anos de fundação da entidade e homenageou 29 personalidades da saúde e da indústria farmacêutica.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi outra agraciada que recebeu a comenda em ocasião especial, por também estar impossibilitada de comparecer à cerimônia.

Medicina

Antonio Barra Torres é formado em Medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, no Rio de Janeiro, e fez residência em cirurgia vascular no Hospital Naval Marcílio Dias. Ele ingressou na Marinha em 1987 e chegou ao posto de Contra-Almirante, o terceiro mais alto da corporação, em 2015. Como militar, foi diretor do Centro de Perícias Médicas da Marinha e do Centro Médico Assistencial da Marinha.

Barra Torres assumiu o cargo de Diretor da Anvisa em agosto de 2019, tornando-se Diretor-Presidente da Agência em novembro de 2020.

Fonte: Sindusfarma

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores