sexta-feira , 19 julho 2024
Capa » Farmácias e Medicamentos » Pague Menos anuncia transição e Jonas Marques será o novo CEO

Pague Menos anuncia transição e Jonas Marques será o novo CEO

Com mais de 30 anos de experiência no segmento farmacêutico, executivo assume o cargo em 4 de janeiro e fará uma transição até abril de 2024 

Mário Queirós encerra ciclo de oito anos na liderança da empresa, período em que foi responsável por relevantes transformações nos negócios da Pague Menos e Extrafarma

Fortaleza, 06 de dezembro de 2023 – A Pague Menos e a Extrafarma acabam de anunciar ao mercado o início de um processo de transição no cargo de diretor-presidente, a ser iniciado em 4 de janeiro de 2024, com a chegada de Jonas Marques à diretoria-executiva da companhia, sucedendo a Mário Queirós. Mário passará a integrar uma equipe de transição até 4 de abril de 2024. Com uma experiência bem-sucedida de mais de 30 anos no setor farmacêutico, Jonas liderou áreas estratégicas em multinacionais como Bayer, Roche e Stiefel Laboratories (companhia pertencente à GSK). Até recentemente, ocupava o cargo de presidente da divisão de Consumer Health da Bayer para os mercados da Austrália e Nova Zelândia – função também exercida por ele no Brasil e na Itália. 

O final do processo de transição marcará o encerramento de um ciclo de oito anos do executivo Mário Queirós como CEO da companhia. Nesse período, ele foi responsável por conduzir uma relevante transformação na empresa, que saiu de um faturamento aproximado de R$ 5 bilhões em 2015 para R$ 12 bilhões nos últimos 12 meses, com importantes marcos alcançados, como a entrada da General Atlantic como investidor em 2016, a abertura de capital em 2020 e a aquisição da Extrafarma em 2022. “Foi uma alegria e uma honra liderar a empresa nestes oito anos, contribuindo para o processo de crescimento, estruturação e profissionalização do negócio. Deixamos a Pague Menos e Extrafarma com mais de 1.600 lojas e 25.000 colaboradores, atendendo 20 milhões de clientes em todo o país” afirma Mário. “O processo de escolha do novo CEO e contratação de Jonas foram feitos com muito cuidado. Acompanhamos sua carreira há mais de 10 anos e temos confiança na sua escolha. A transição foi muito bem desenhada e tenho convicção no sucesso de Jonas à frente da companhia”, conclui.

Em mais de três décadas no setor, Jonas Marques teve a oportunidade de atender diretamente as principais redes de farmácia nos mercados em que atuou, com experiência importante em áreas diversas e complementares como comercial, logística, abastecimento e precificação. O executivo teve ainda passagem pela presidência da Acessa, antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição). Além de sua experiência e capacidade técnica, Jonas tem um perfil motivacional importante, tornando ainda mais forte sua identificação com Pague Menos e Extrafarma em todas as suas áreas. 

“Estou muito feliz e honrado com o convite da Pague Menos para este grande desafio. A partir de minha ampla experiência profissional no setor farmacêutico e com um compromisso em execução que equilibre crescimento e rentabilidade, espero contribuir para o contínuo sucesso da empresa e para sua missão diária de entregar saúde para todos os brasileiros. É uma honra suceder a Mario Queirós após a sua exitosa liderança na companhia e trabalharemos juntos para uma transição efetiva”, declara Jonas.

Patriciana Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Pague Menos e Extrafarma, acredita que a chegada de Jonas dará início a um novo capítulo na história da empresa. “Acreditamos firmemente que sua visão estratégica, larga experiência e comprovada capacidade de liderança irão conduzir a companhia a um protagonismo cada vez maior dentro do ecossistema de saúde brasileiro. Estamos muito entusiasmados com a sua contribuição para o futuro da Pague Menos e Extrafarma. Aproveitamos para agradecer também a Mário pela excelente condução da empresa nos últimos 8 anos, com transformações importantes no negócio executadas com sucesso.” 

Deusmar Queirós, fundador e principal acionista da Pague Menos e Extrafarma, olha com entusiasmo o contínuo processo de profissionalização da companhia e a chegada de Jonas ao cargo de CEO. “Trata-se de um executivo com carreira muito sólida e global no setor farmacêutico, com uma excelente reputação na gestão e que é natural do Ceará, assim como a Pague Menos”, afirma Deusmar. “Temos plena confiança que seus próximos passos serão alinhados aos valores de nossa empresa, com foco no crescimento com rentabilidade e democratização do acesso à saúde”, completa. 

Após a conclusão do processo de transição, Mario Queirós será indicado a compor o Conselho de Administração da Pague Menos e Extrafarma, onde continuará contribuindo para o direcionamento estratégico da companhia. Sua eleição será deliberada em Assembleia Geral a ser convocada.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores