quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Estudo clínico comprova segurança de ibuprofeno em pacientes com Covid-19

Estudo clínico comprova segurança de ibuprofeno em pacientes com Covid-19

Os resultados concluíram que o ibuprofeno é uma molécula segura e pode ser utilizada para tratar febre e dores da Covid-19, já que seu uso nos pacientes do estudo não teve relação com a piora do estado clínico

São Paulo, 21 de setembro de 2020 – Um estudo clínico¹ realizado por pesquisadores israelenses comparou a reação de pacientes com Covid-19 que utilizavam ibuprofeno e paracetamol para tratar os sintomas da infecção, principalmente a febre.

Segundos os pesquisadores, o estudo, nomeado “Uso de ibuprofeno e resultados clínicos em pacientes com Covid-19″, revelou que na comparação com usuários exclusivos de paracetamol, não foram observadas diferenças nas taxas de mortalidade ou na necessidade de suporte respiratório entre os pacientes em uso de ibuprofeno. Durante os testes, nove (10,3%) pacientes que utilizaram ibuprofeno necessitaram de suporte respiratório e três (3,4%) faleceram. Em comparação, o grupo não ibuprofeno contabilizou 35 (11%) pacientes com necessidade de suporte respiratório e nove (2,8%) óbitos.

“A chegada de um vírus desconhecido gera incerteza também na comunidade médica, que tenta o mais rápido possível mapear a doença e suas complicações no corpo humano. Uma vez questionada a relação do ibuprofeno, diversas entidades científicas foram em busca de explicações, e até o momento os estudos publicados nos dão suficiente segurança quanto ao uso do ibuprofeno para o controle dos sintomas da Covid-19”, comenta a Dra. Denise Katz, gerente médica da Mantecorp Farmasa.

Posicionamentos dos órgãos oficiais

O American Therapeutics Journal² publicou um artigo informando que não existem evidências suficientes para colocar em dúvida a utilização de ibuprofeno durante a pandemia de Covid-19. Já um artigo publicado no The Journal of Headache and Pain³ explica que as especulações iniciais foram feitas sem o fornecimento das evidências, com uma “base excepcionalmente fraca para tirar uma conclusão abrangente sobre o uso de ibuprofeno em pacientes com dor de cabeça durante a pandemia de Covid-19”.

Após muitos questionamentos da mídia, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA)4 também se posicionou alertando a população que não há razão para que pacientes que tomam AINEs para doenças crônicas parem de tomá-los.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, também consultou diversos médicos que tratam de pacientes de COVID-19, não tendo entre os profissionais relatos negativos do uso de ibuprofeno, além dos efeitos colaterais que limitam o uso em determinadas pessoas 5.

Referências

¹- Rinott E, Kozer E, Shapira Y, Bar-haim A, Youngster I. Ibuprofen use and clinical outcomes in COVID-19 patients. Clin Microbiol Infect. 2020;

2- Kutti Sridharan G, Kotagiri R, Chandiramani VH, et al. COVID-19 and Avoiding Ibuprofen. How Good Is the Evidence?. Am J Ther. 2020;27(4):e400-e402.

3- MaassenVanDenBrink A, de Vries T, Danser AHJ. Headache medication and the COVID-19 pandemic. J Headache Pain. 2020;21(1):38. Disponível em: <http://thejournalofheadacheandpain.biomedcentral.com/articles/10.1186/s10194-020-01106-5>. Acesso em: julho, 2020.

4-European Medicines Agency. EMA gives advice on the use of non-steroidal anti-inflammatories for COVID-19. 18 março, 2020. Disponível em: <http://www.ema.europa.eu/en/news/ema-gives-advice-use-non-steroidal-anti-inflammatories-covid-19> . Acesso em: julho, 2020.

5. World Health Organization. Could #ibuprofen worsen disease for people with #COVID19? 18, março. 2020. Twitter: @WHO. Disponível em: <http://twitter.com/WHO/status/1240409217997189128>. Acesso em: julho, 2020.

*co-receptor para a entrada de SARS-CoV-2 nas células

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores