quarta-feira , 23 setembro 2020
Capa » Notícias » Antares Vision inicia mais um projeto de rastreabilidade de medicamentos após publicação da RDC 319/19
Antares Vision inicia mais um projeto de rastreabilidade de medicamentos após publicação da RDC 319/19

Antares Vision inicia mais um projeto de rastreabilidade de medicamentos após publicação da RDC 319/19

Com as novas diretrizes da RDC 319/19 da Anvisa, Antares Vision inicia sinuoso projeto de rastreabilidade de medicamentos em um dos maiores laboratórios com atuação no Brasil e América Latina

A Antares Vision, multinacional italiana líder em inspeção visual, rastreabilidade e gerenciamento inteligente de dados presente no Brasil com a subsidiaria local desde 2013, anuncia início de projeto de rastreabilidade de medicamentos em um dos maiores laboratórios com atuação no Brasil e na América Latina. Mais um projeto iniciado no Brasil após o término da fase piloto e da publicação da nova RDC 319/19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que já traz as diretrizes e prazos para a implementação das soluções nas linhas de produção.

Uma das soluções implementadas pela Antares Vision em 56 linhas de produção divididas em 5 diferentes sites produtivos do laboratório no Brasil é o Modulo Print & Check, um equipamento com a metodologia “single-unit” e que reúne todas as aplicações necessárias para que o processo de serialização do IUM (Identificador Único de Medicamento) esteja adequada às normas da rastreabilidade de medicamentos vigente, com a impressão do código bidimensional (DataMatrix) e dados como GTIN, Serial, Lote, Fabricação e Validade com leitura do código e dados através de câmeras inteligentes, além do gerenciamento e rejeição automática em caso de qualquer anomalia com uma velocidade de até 500 cartuchos por minuto. Em cerda de 20% destas linhas de produção, o Print & Check virá integrado com uma balança dinâmica checadora de peso, com esta configuração flexível de diferentes acessórios que possuem de 700mm a 1250mm, a Antares Vision cumpriu todos os requerimentos de performance de produção e espaço linear disponível, tendo em vista que este equipamento visa se adequar as linhas de produção sem que haja necessidade de incremento de espaço ou obra estrutural para aumento adequação do espaço existente.

“Como benefício final da correta opção desta sinuosa farmacêutica que terá um severo prazo de instalação devido à complexidade dos números acima mencionado citamos duas principais importâncias que são a alta velocidade de instalação e também a facilidade no processo de validação que os módulos “single-unit” trazem por não necessitar de alteração ou modificação em máquinas existentes, praticamente com o espaçamento entre a máquina anterior e posterior o novo equipamento “Plug & Play” pode ser validado, reduzindo significantemente o tempo de parada de produção”, completa Alexandre Pereira, Gerente de Vendas Latam.

As empresas farmacêuticas nacionais têm procurado aumentar a qualidade, a rentabilidade e a capacidade produtiva. Linhas de produção manuais têm sido revertidas em linhas produção automáticas. Neste projeto, cerca de 40% das linhas de produção, que eram manuais, já serão equipadas com novas casepackers semiautomáticas instaladas com sistemas de rastreabilidade capazes de agregar cartuchos de medicamentos a caixas de embarque com imagens, fotos processadas em milissegundos e geração da etiqueta que permitirá fechar o ciclo da rastreabilidade na área produtiva. O objetivo é que com a simples leitura da etiqueta da caixa ou pallet será possível ter todos os IUMs gerados, que serão reportados para a Anvisa, permitindo assim, por meio da redundância da informação, que os produtos disponíveis no mercado sejam rastreado em sua totalidade.

“Estamos muito atentos a tudo o que envolve os projetos de rastreabilidade de medicamentos no Brasil, desde o início das ações quando promulgada a lei 11.903/2009. Depois na segunda onda com a RDC N° 54/13 tivemos a oportunidade de ser escolhidos por cerca de 15 laboratórios farmacêuticos no Brasil para implementar nossas soluções, somando um universo de 120 linhas de produção. Continuamos acompanhando de perto todas as atualizações das RDCs e Instruções Normativas para garantir que o investimento dos clientes nas soluções estivesse assegurado a longo prazo, sem necessidade de alterações. Vale ressaltar o investimento realizado pela Antares Vision para a produção de máquinas no Brasil com a inauguração da nova planta industrial, em junho de 2019. A planta conta com 3 mil metros quadrados e está localizada em São Paulo. Outro serviço que dá maior segurança ao cliente é o nosso suporte 24 horas por dia, sete dias por semana”, lembra Rafael Latorre, Diretor Geral da subsidiária brasileira.

A indústria passa a ter até dezembro de 2020 para apresentar o plano de implantação e a Antares Vision dá um passo adiante com início da implementação efetiva de uma solução completa em um dos principais laboratórios em atividade no Brasil.

Sobre a Antares Vision

Listada desde abril de 2019 na Bolsa de Valores da Itália no Mercado AIM, após uma combinação de negócios com a ALP.I (SPAC promovida pela Mediabanca), a Antares Vision garante a proteção dos produtos durante seu ciclo de vida através de sistemas de inspeção visual para controle de qualidade, Track & Trace soluções para controle anti falsificação e controle na cadeia de suprimentos, gerenciamento inteligente de dados para maximizar a eficiência e o envolvimento do cliente, em todos os setores industriais mais exigentes, de produtos farmacêuticos a dispositivos biomédicos, de alimentos e bebidas, de cosméticos a moda.

A Antares Vision alcança mais de 60 países no mundo com soluções completas e flexíveis, hardware e software e serviços relacionados: quatro filiais italianas (Brescia, Parma, Piacenza, Latina), 12 filiais estrangeiras (Irlanda, Alemanha [2], França [2], EUA [2], Brasil [2], Índia, Rússia e Hong Kong), dois Centros de Inovação (Itália e Irlanda) e uma rede mundial de mais de 30 parceiros.

Com mais de 20 anos de experiência em tecnologias de visão, a Antares Vision é fornecedora de 10 das 20 principais empresas farmacêuticas do mundo, com mais de 25.000 sistemas de visão, que garantem diariamente segurança e qualidade do produto, 6.500 verificações de inspeção nas linhas de produção e mais de 3.500 linhas de serialização instaladas em todo o mundo para garantir o rastreamento de mais de 5 bilhões de produtos em toda a cadeia de suprimentos.

Com o objetivo de continuar e apoiar a estratégia de crescimento e desenvolvimento, em 2019 foram finalizados os acordos de participação com a T2 Software, empresa brasileira especializada em soluções de gerenciamento inteligente de dados, e a Orobix, empresa italiana líder em serviços de inteligência artificial, além da aquisição de 100% da FT System, líder em controle e inspeção no setor de bebidas.

Em abril de 2020, a Antares Vision finalizou um contrato para a aquisição de 82.83% da Tradeticity, empresa croata especializada em gerenciamento de software de processos avançados de rastreabilidade. Em 2019, Emidio Zorzella e Massimo Bonardi receberam o prêmio Ernst & Young Entrepreneur of the Year por inovação. www.antaresvision.com

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores