terça-feira , 14 maio 2024
Capa » Notícias » Empresa de Botucatu (SP) está entre as BioTechs mais inovadoras do Brasil

Empresa de Botucatu (SP) está entre as BioTechs mais inovadoras do Brasil

Crop Labs se destacou no ranking 100 Open Startups

A tão aguardada divulgação do Ranking 100 Open Startups 2023 celebrou a excelência e a inovação no cenário das startups e corporações. O ranking reconhece as empresas mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil, destacando os líderes em inovação aberta em 30 categorias de mercado. A cerimônia de premiação neste ano foi realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Além de reconhecer as startups e corporações premiadas, a noite também prestou homenagens aos agentes do ecossistema que mais apoiaram essas empresas inovadoras, sublinhando a importância da colaboração e inovação no setor empresarial brasileiro.

No setor de BioTechs, houve um crescimento impressionante de 27% em relação ao ano passado. Atualmente, existem 100 startups, com contratos validados de inovação aberta com corporações. A empresa Regenera Moléculas do Mar assumiu a liderança da categoria, seguida de perto pela Ideelab Biotecnologia e Crop Labs. O CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani, comentou sobre o aumento de 267% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de R$ 165 milhões contratados no período do ranking de 2023.

Os TOP 10 das BioTechs

  1. Regenera Moléculas do Mar
  2. Ideelab Biotecnologia
  3. Crop Labs
  4. NanoScoping
  5. Dersalis
  6. Pickcells
  7. Beeotec
  8. Eleve Science
  9. Bio Bureau Biotecnologia
  10. Syntalgae

Registrando crescimento acelerado, a Crop Labs, laboratório localizado em Botucatu, interior de São Paulo, vem se destacando por realizar testes de medicamentos, cosméticos e desinfetantes sem utilizar animais como cobaias, celebra o desenvolvimento reconhecido pelo mercado.

“Nossa presença no TOP 3 revela a demanda por esse tipo de solução no Brasil. O ranking mede de forma objetiva a quantidade de relacionamentos feitos com grandes empresas”, conta Aruã Prudenciatti, diretor na Crop.

A empresa faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem se posicionado como uma alternativa ética, econômica e eficaz para os métodos tradicionais de testes em animais. A Crop Labs desenvolveu métodos de testes que têm atendido empresas nacionais e internacionais, incluindo aquelas do segmento de terapia com células-tronco.

O laboratório está desenvolvendo órgãos em chip como uma alternativa ainda mais precisa e ética para os testes em animais. “Os métodos alternativos da Crop Labs consistem em criar órgãos em miniatura a partir de células humanas cultivadas em laboratório. A substituição dos testes em animais por esses métodos oferece mais eficácia, segurança e responsabilidade ética, além de reduzir os custos das pesquisas”, explica.

A empresa destaca que o uso de animais em pesquisa recebe críticas éticas e técnicas, e que o modelo não é mais adequado para replicar os processos do corpo humano. Métodos de teste mais aprimorados e responsáveis aumentam as chances de aprovação dos produtos na etapa clínica das pesquisas e permitem que mais investimentos sejam feitos na área de inovação em saúde.

Para Prudenciatti, outro fator importante que coloca a Crops em destaque, é a importância que a empresa tem dado em tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e o desenvolvimento mais atraentes, promovendo o bem-estar e a evolução da sociedade. 

“A empresa surgiu com a necessidade da indústria brasileira recorrer a laboratórios no exterior para realizar pesquisas em métodos alternativos, e agora o Brasil passa a ter seu próprio laboratório nesse campo. A Crop Labs já expandiu suas atividades para os Estados Unidos, onde participou de um programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e apresentou suas soluções em uma feira de biotecnologia em Boston”, reforça Prudenciatti.

Atualmente, seus clientes são da indústria de higiene pessoal, química e farmacêutica. A empresa ganhou destaque ao se tornar o primeiro laboratório privado brasileiro a isolar o vírus da Covid-19 para testes de eficácia de medicamentos e produtos químicos.

SOBRE A 100 OPEN STARTUPS

A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 100 mil acordos de open innovation e R$ 7 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 32 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores