Organização de saúde mais antiga da região investe em central de comando para oferecer mais segurança na gestão hospitalar
Visando promover inovação e ainda mais qualidade no atendimento assistencial, a Santa Casa do Pará iniciou as operações do Command Center da MV, multinacional líder na transformação digital do setor. Com a novidade, ela se tornou a primeira instituição de saúde da região Norte do Brasil a possuir a tecnologia. O sistema permite o planejamento e gestão de diversas áreas dentro do ambiente hospitalar a partir de uma central de comando, que proporciona o monitoramento de dados atualizados em tempo real.
O Command Center é uma central de tecnologia operada por um time de especialistas que acompanha através de diversas telas, tudo que acontece no hospital. Com capacidade de prever, detectar, mitigar riscos e processos simultaneamente, o serviço reúne médicos, enfermeiros, especialistas em faturamento, em materiais, em controladoria e financeiro, que ficam na retaguarda, acompanhando, criando e apoiando os planos de ação estabelecidos pela instituição e, em caso de ocorrências inesperadas, realizam a comunicação imediata para que sejam tomadas as providências necessárias o mais rápido possível.
Para o coordenador de TI da Fundação Santa Casa do Pará, Gilberto Rodrigues, a nova plataforma ampliou a interação entre as equipes e melhoria de alguns SLA’s (Service Level Agreement) assistenciais. “Esperamos que o Command Center traga ainda mais eficiência e qualidade nos serviços que prestamos aos nossos pacientes. A tecnologia vai ajudar a identificar melhor as falhas em nossos processos e aperfeiçoá-los, além de sermos a primeira instituição da região Norte do país com essa solução”, comenta Gilberto.
A tecnologia utilizada pela plataforma é baseada em algoritmos e inteligência robotizada, que se comunica com o SOUL MV, o sistema de gestão hospitalar usado pela instituição, que também contempla o PEP MV, eleito por seis vezes consecutivas o Melhor Prontuário Eletrônico do Paciente da América Latina, de acordo com instituto norte-americano.
“O Command Center permite uma visão completa da gestão, suas telas fornecem percepções atualizadas e preditivas sobre todas as áreas do hospital. Com uma infinidade de fatos ou eventos de gestão, os profissionais passam a ter a oportunidade de melhoria em toda a cadeia ou ecossistema hospitalar da instituição de saúde forma automatizada, visto as distribuições ou socialização dos pontos de correção na atividade fim em tempo real junto a operação. Gerando mais qualidade, segurança e sustentabilidade na saúde”, explica Eduardo Ceccon, gerente de projeto Command Center MV.
Entre os diversos benefícios da plataforma se destaca, já desde o início, a checagem do nível de operacionalidade da gestão, através de um diagnóstico de performance operacional dos processos existentes. Isso oferece junto causa raiz e impacto automatizados aos eventos de gestão com baixa performance. O Command Center também contribui com a qualidade na assistência médica. A Sala de Situação, onde acontece o monitoramento, cria um ambiente de apoio e integração entre a operação assistencial e administrativa do hospital, permitindo que o corpo clínico tenha mais tempo para se dedicar ao atendimento assistencial, maximizando a qualidade e segurança da relação entre médico e paciente.
Parceira da MV desde 2013, a Fundação Santa Casa do Pará é a mais antiga instituição de saúde do Norte do Brasil, com 367 anos de história. Em 2020, a organização adotou o SOUL MV como sistema de gestão hospitalar e desde lá segue realizando diversos investimentos para sua transformação digital. “Mesmo durante a pandemia essa gestão conseguiu realizar um investimento que há anos vínhamos tentando. Como o hospital teve que se expandir para atender a demanda de Covid-19, foi necessário fazer toda uma estruturação e hoje estamos com 95% do hospital informatizado”, explica Gilberto.