terça-feira , 14 maio 2024
Capa » Notícias » Container Box incorpora sustentabilidade e Economia Circular na construção e arquitetura

Container Box incorpora sustentabilidade e Economia Circular na construção e arquitetura

Projetos exclusivos emitem 90% menos gases de efeito estufa em comparação à construção de alvenaria tradicional. 

  • Primeiro certificado de neutralização de carbono em uma construção brasileira foi no projeto para o Instituto Butantan, em São Paulo. 
     
  • Técnica de construção pode ser combinada em retrofit e expansão de construções já existentes. 

 Com a proposta de promover uma nova forma de fazer arquitetura ao combinar a inovação e a sustentabilidade na construção civil, a Container Box, empresa de arquitetura sustentável, reaproveita estruturas de contêineres marítimos utilizando técnicas mistas para desenvolver projetos e construções de baixo impacto. 

Em um segmento que é responsável por cerca de 40% das emissões relacionadas à demanda de energia, segundo os dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as edificações são uma das principais fontes emissoras de Gases de Efeito estufa nas cidades, de acordo com o levantamento da Aliança Global Cities. 

Com isso, mitigar a Pegada de Carbono — metodologia utilizada para avaliar o impacto do produto ou atividade no meio ambiente por meio da conversão da quantidade de emissão de gases do efeito estufa (GEE) em carbono equivalente — era uma busca da Container Box que, ao longo dos anos selecionou materiais, aplicações e fornecedores amigáveis ao meio ambiente.  

“A partir dessas informações, fizemos um inventário corporativo de nossa pegada de Carbono para identificar as atividades mais intensivas em relação às emissões de carbono da nossa empresa. Isso possibilitou a definição dos nossos objetivos com mais clareza no caminho da redução das emissões, tanto dos nossos processos como dos projetos desenvolvidos para os nossos clientes. Precisávamos adotar essas providencias já, e não tínhamos por que esperar”, revela Adriana França, CEO e cofundadora da Container Box. 

Primeiro projeto certificado de neutralização da Carbono 

O Laboratório de Diagnóstico PCR para o Instituto Butantan teve as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) reduzidas em 90% somente pela escolha de uma técnica construtiva de baixo impacto.  

Ao optar pela arquitetura em contêiner, a edificação de 249 m² teve um resultado inédito se comparado a uma obra de alvenaria tradicional, totalizando uma emissão de 222,09 t/CO2 e associadas a pegada de Carbono atinentes ao processo construtivo. Segundo comparativo feito pela empresa, o mesmo projeto “em alvenaria” poderia ter uma pegada de mais de 2,200 t/CO2. 

Mais do que o baixo impacto ao meio ambiente, a arquitetura em contêiner também proporciona uma obra mais rápida. A construção demorou apenas 4 meses e meio para ser finalizado e entregue. “Estimo que, em termos gerais, uma obra em alvenaria nas mesmas proporções demore ao menos o dobro do tempo para ser construída. No caso do Laboratório foi ainda menos; acredito que tenhamos feito em um terço do tempo”, explica o arquiteto e cofundador da Container Box, Danilo Corbas. 

Sobre a Container Box 
A Container Box é uma empresa de arquitetura brasileira que reaproveita estruturas de contêineres marítimos para desenvolver projetos mais sustentáveis e de baixo impacto ambiental. Fundada em 2012 a partir de uma insatisfação em relação à construção civil tradicional, é pioneira do mercado de construção com contêineres marítimos e projeta e constrói espaços conforme a demanda de cada cliente. 
 
Desenvolve projetos de arquitetura residenciais, comerciais, para feiras e eventos a partir do princípio do upcycling, com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados, dando a eles novos e criativos usos. O processo de construção desenvolvido pela empresa reduz em 90% a pegada de Carbono de seus empreendimentos se comparado à técnica de alvenaria tradicional. Em 2022, a empresa lança a campanha CO2 Zero para todos os projetos de seus clientes, e realiza seu primeiro projeto Carbono Neutro, com a criação do Laboratório de Diagnóstico PCR, para o Instituto Butantan. 
 

A empresa tem escritório no Brasil e Estados Unidos, e sua cartela de clientes inclui grandes marcas globais atuantes no Brasil, Estados Unidos e México. A inovação desenvolvida pela Container Box foi definitiva para o surgimento e o crescimento do mercado nacional de arquitetura em contêineres, assim como para o aumento do volume de comercialização de residências, comércios e eventos que utilizam a técnica construtiva. 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores