Tecnologia que remove gases não condensáveis em sistemas de geração de vapor é um dos recentes temas destacados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
São Paulo, junho de 2020 – A divisão de Ciências de Separação e Purificação da 3M destaca dentre as tecnologias destinadas à ultrafiltração e controle de gases do seu portfólio de soluções farmacêuticas, as membranas contadoras Liqui-Cel ™, que com design compacto, fornecem remoção de gases mais estável, econômica e sustentável ao processo farmacêutico.
A linha Liqui-Cel ™ possui em suas membranas a tecnologia de fibra oca, que são capazes de adicionar ou remover gases dissolvidos e bolhas de líquidos compatíveis, por meio de um gradiente de pressão entre o interno e o externo das fibras. Desta forma, a solução Liqui-Cel ™ substitui torres de vácuo.
Na produção de água farmacêutica, por exemplo, as membranas contatoras removem o gás carbônico dissolvido, pode eliminar a operação de dosagem de hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, e promove benefícios como a redução e estabilização da condutividade, menor exposição de operadores à periculosidade, elimina a gestão de estoque de químicos, além de diminuir o custo operacional. Para geração de vapor de alta qualidade, o Liqui-Cel é responsável pela remoção de gases não condensáveis da água logo antes do início dessa operação, o que contribui para melhor qualidade e saturação do vapor gerado e consequentemente da esterilização.
Segundo os artigos 131º e 174º, da Instrução Normativa da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de número 35/2019, o vapor utilizado para a esterilização farmacêutica para ter qualidade adequada, o que significa que a concentraçãos de Gases Não Condensáveis (GNCs), ar e CO2, deve ser inferior ou igual a 3,5%, uma vez que quando presentes no vapor podem atuar como isolantes térmicos e podem impactar na temperatura do vapor saturado. A tecnologia de membranas contatoras Liqui-CelTM vem como alternativa vantajosa para remoção dos GNCs da água que alimenta a geração de vapor, uma vez que é uma operação em linha, com design compacto, que não exige adição de químicos e nem tempo de residência.
Tradicionalmente, para remover o gás dissolvido, muitos sistemas de geração de vapor pré-aquecem a água de alimentação, visto que a temperatura reduz a solubilidade dos gases e assim há a redução dos GNCs, transportados para o vapor. No entanto, esse processo exige que a água quente seja armazenada por determinado período, para que assim haja a liberação dos GNCs, o que consome energia e conta com considerável footprint. Já a remoção de dióxido de carbono, especificamente, costuma ser feita usando osmose reversa e ajuste de pH, o que demanda uso de hidróxido de sódio, podendo reduzir a segurança do sistema. Ambos os processos de legado podem ser desvantajosos frente à nova tecnologia de membranas contatoras, que tem sido aplicada em crescente demanda global e que se mostra como o presente e o futuro das tecnologias para controle de gases em fluidos.
“A solução Liqui-Cel™ reforça um novo direcionamento que o grupo de Cuidados com a Saúde da 3M tem direcionado esforços e investimentos. Com esta tecnologia, nós pretendemos apresentar eficiência, sustentabilidade e maior economia aos nossos clientes do mercado biofarmacêutico”, afirma Thuany Melo, Engenheira de Aplicação da Divisão de Ciências de Separação e Purificação da 3M Brasil.
No Brasil, a 3M conta com suporte técnico e estrutura de laboratório de aplicação para trabalhar não só a tecnologia Liqui-Cel™ , mas outras soluções de saúde desenvolvidas pela multinacional, para assim garantir que tais inovações atendam aos requisitos e expectativas dos clientes . Para saber mais sobre as linhas de filtração e remoção de gases oferecidas pela 3M, acesse a página: http://www.3m.com.br/3M/pt_BR/qualidade-agua/ .