quinta-feira , 13 agosto 2020
Capa » Água » 3M inova com solução que remove gases não condensáveis em sistemas de geração de vapor

3M inova com solução que remove gases não condensáveis em sistemas de geração de vapor

Tecnologia que remove gases não condensáveis em sistemas de geração de vapor é um dos recentes temas destacados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

São Paulo, junho de 2020A divisão de Ciências de Separação e Purificação da 3M destaca dentre as tecnologias destinadas à ultrafiltração e controle de gases do seu portfólio de soluções farmacêuticas, as membranas contadoras Liqui-Cel ™, que com design compacto, fornecem remoção de gases mais estável, econômica e sustentável ao processo farmacêutico.

A linha Liqui-Cel ™ possui em suas membranas a tecnologia de fibra oca, que são capazes de adicionar ou remover gases dissolvidos e bolhas de líquidos compatíveis, por meio de um gradiente de pressão entre o interno e o externo das fibras. Desta forma, a solução Liqui-Cel ™ substitui torres de vácuo.

Na produção de água farmacêutica, por exemplo, as membranas contatoras removem o gás carbônico dissolvido, pode eliminar a operação de dosagem de hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, e promove benefícios como a redução e estabilização da condutividade, menor exposição de operadores à periculosidade, elimina a gestão de estoque de químicos, além de diminuir o custo operacional. Para geração de vapor de alta qualidade, o Liqui-Cel é responsável pela remoção de gases não condensáveis da água logo antes do início dessa operação, o que contribui para melhor qualidade e saturação do vapor gerado e consequentemente da esterilização.

Segundo os artigos 131º e 174º, da Instrução Normativa da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de número 35/2019, o vapor utilizado para a esterilização farmacêutica para ter qualidade adequada, o que significa que a concentraçãos de Gases Não Condensáveis (GNCs), ar e CO2, deve ser inferior ou igual a 3,5%, uma vez que quando presentes no vapor podem atuar como isolantes térmicos e podem impactar na temperatura do vapor saturado. A tecnologia de membranas contatoras Liqui-CelTM vem como alternativa vantajosa para remoção dos GNCs da água que alimenta a geração de vapor, uma vez que é uma operação em linha, com design compacto, que não exige adição de químicos e nem tempo de residência.

Tradicionalmente, para remover o gás dissolvido, muitos sistemas de geração de vapor pré-aquecem a água de alimentação, visto que a temperatura reduz a solubilidade dos gases e assim há a redução dos GNCs, transportados para o vapor. No entanto, esse processo exige que a água quente seja armazenada por determinado período, para que assim haja a liberação dos GNCs, o que consome energia e conta com considerável footprint. Já a remoção de dióxido de carbono, especificamente, costuma ser feita usando osmose reversa e ajuste de pH, o que demanda uso de hidróxido de sódio, podendo reduzir a segurança do sistema. Ambos os processos de legado podem ser desvantajosos frente à nova tecnologia de membranas contatoras, que tem sido aplicada em crescente demanda global e que se mostra como o presente e o futuro das tecnologias para controle de gases em fluidos.

“A solução Liqui-Cel™ reforça um novo direcionamento que o grupo de Cuidados com a Saúde da 3M tem direcionado esforços e investimentos. Com esta tecnologia, nós pretendemos apresentar eficiência, sustentabilidade e maior economia aos nossos clientes do mercado biofarmacêutico”, afirma Thuany Melo, Engenheira de Aplicação da Divisão de Ciências de Separação e Purificação da 3M Brasil.

No Brasil, a 3M conta com suporte técnico e estrutura de laboratório de aplicação para trabalhar não só a tecnologia Liqui-Cel™ , mas outras soluções de saúde desenvolvidas pela multinacional, para assim garantir que tais inovações atendam aos requisitos e expectativas dos clientes . Para saber mais sobre as linhas de filtração e remoção de gases oferecidas pela 3M, acesse a página: http://www.3m.com.br/3M/pt_BR/qualidade-agua/ .

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores