sábado , 15 junho 2024
Capa » Medicina » Vamos comemorar o Dia Do Médico falando sobre prevenção de doenças?

Vamos comemorar o Dia Do Médico falando sobre prevenção de doenças?

Mudança nos hábitos diários, vacinação, alimentação balanceada, prática regular de exercícios e realização de exames prévios são as melhores formas de prevenir qualquer tipo de enfermidade.

Quem nunca sonhou em ser médico para poder salvar vidas como um super-herói? Quem nunca se apegou com um médico específico ao ponto de querer se tratar apenas com ele? Estes profissionais são responsáveis por auxiliar a manter a saúde física e mental de seus pacientes, tendo grande impacto em suas escolhas, atitudes e pensamentos. Ou seja, dependemos de seus cuidados para mantermos nossa vitalidade e bem-estar.

Dia 18 de outubro é comemorado o Dia Do Médico, uma data considerada importante por homenagear os especialistas em sugerir as melhores formas de tratar e prevenir doenças. Por conta disso, é essencial falarmos sobre a importância dos exames e tratamentos prévios, pois na maioria das vezes, certas doenças podem ser evitadas se forem tratadas com antecedência.

A forma como levamos nosso estilo de vida influencia muito em nossa saúde. Manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios quando possível, não fumar, evitar o estresse e manter-se hidratado são dicas fundamentais para precaver diversos males.

Por conta disso, Dr. Robert Guimarães, especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia e a Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, especialista em reumatologia adulta e pediátrica explicam a importância dos cuidados que devemos ter com nossa saúde física e mental.

“Sabemos que a maior parte da população deixa de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo. Porém, ter este cuidado é primordial, pois diversas doenças que aparentam inofensivas podem constituir-se em enfermidades mais graves e fatais. Um bom exemplo são as varizes, que se baseiam na dilatação das veias, que prejudica a circulação do sangue, afetando a parte mais superficial da pele, principalmente nas pernas e pés. Além de ser uma preocupação estética, as varizes podem causar grandes problemas de saúde, como a flebite, uma inflamação que se não for tratada, leva à trombose, que é a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo e que mais tarde pode afetar o sistema cardiovascular, ocasionado um AVC.” Alerta Guimarães.

“É muito importante praticarmos o autocuidado com nosso corpo e mente, pois, além de priorizarmos nossa saúde, também preservamos nosso bem-estar. Diversas doenças que afetam nossa pele e articulações podem ser evitadas com a realização frequente de um check-up. O especialista identificará a situação e assim, poderá tomar medidas iniciais para que o quadro não se agrave. Um bom exemplo disso são nossas dores nas costas, que além de ser ocasionada pela genética, má postura e carregamento de peso em excesso, também pode ser iniciada pelo estresse, ansiedade, depressão e pela pressão imposta no indivíduo. Esta enfermidade pode gerar outras complicações, como a artrite, uma inflamação das articulações e músculos e a Osteoporose, uma doença que deixa os ossos frágeis e porosos, ou seja, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior. Se cuide”, aconselha Dra. Claudia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores