quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Notícias » Sandoz lança filgrastim biossimilar indicado para neutropenia em pacientes quimioterápicos

Sandoz lança filgrastim biossimilar indicado para neutropenia em pacientes quimioterápicos

A Sandoz, divisão do Grupo Novartis, lança no mercado brasileiro o filgrastim biossimilar, indicado para tratamento da neutropenia em pacientes submetidos à quimioterapia. A neutropenia é a redução da contagem de neutrófilos (glóbulos brancos) – responsáveis pela defesa e imunidade do organismo – no sangue.

O filgrastim biossimilar é indicado para reduzir a incidência e a duração da neutropenia febril em pacientes tratados com quimioterapia citotóxica para tumores malignos – com exceção da leucemia mieloide crônica e de síndromes mielodisplásicas – e também para redução da duração da neutropenia em pacientes sob terapia mieloablativa com transplante medula óssea e considerados de risco para neutropenia grave prolongada. A segurança e eficácia do filgrastim são semelhantes nos adultos e crianças em uso de quimioterapia citotóxica.1

“A neutropenia febril é uma complicação grave do tratamento do câncer, e suas consequências incluem a necessidade da redução de dose do quimioterápico, podendo comprometer o tratamento do tumor, bem como atrasos no tratamento, hospitalizações e aumento da mortalidade. O filgrastim atua no aumento das células de defesa, auxiliando na melhora de sua imunidade”, explica Daniel Freire, Medical Affairs Head da Sandoz. O medicamento é injetável e pode ser aplicado pelo próprio paciente ou por profissionais de saúde, em clínicas especializadas, após a sessão de quimioterapia.

Com o lançamento, a Sandoz fortalece sua atuação no mercado de biossimilares, no qual já é referência no desenvolvimento e na produção de medicamentos. O laboratório atua em concordância com as regras de órgãos reguladores internacionais, a fim de garantir mais segurança, acessibilidade e qualidade aos seus pacientes2-4.

A aprovação de um biossimilar depende da comprovação, em testes físico-químicos, funcionais, pré-clínicos e clínicos, que o biossimilar é equivalente ao medicamento biológico de referência em termos de eficácia, segurança e qualidade. Os requerimentos exigidos para a aprovação de um biossimilar estão bem descritos em mercados altamente regulados, como a União Europeia5 os Estados Unidos6 e também o Brasil7.

A aprovação de medicamentos biossimilares pode facilitar e ampliar o acesso a tratamentos de doenças graves, como o câncer. “Para o paciente, a chegada de biossimilares acessíveis e de alta qualidade melhora o acesso a medicamentos que mudam a vida dos pacientes em todo o mundo, inclusive no Brasil”, explica do diretor de especialidades da Sandoz, Fabio Antoneli.

Sobre a Sandoz

A Sandoz é uma líder global em medicamentos genéricos e biossimilares. Como divisão do Grupo Novartis, nosso propósito é descobrir novas maneiras de melhorar e prolongar a vida das pessoas. Contribuímos com a sociedade, apoiando crescentes necessidades de cuidados de saúde, por meio abordagens inovadoras para ajudar as pessoas em todo o mundo a terem acesso a medicamentos de alta qualidade. Nosso portfólio possui aproximadamente 1.000 moléculas, abrangendo todas as principais áreas terapêuticas. Em 2017, as vendas da companhia representaram US$ 10 bilhões e nossos produtos atingiram mais de 500 milhões de pacientes. A Sandoz está sediada em Holzkirchen, na região de Munique, na Alemanha. Para estas e mais informações, acesse www.sandoz.com.br.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores