sexta-feira , 12 abril 2024
Capa » Notícias » Transformação digital impacta setor de saúde

Transformação digital impacta setor de saúde

Setores bancário, automotivo, de varejo e serviços também avançam com a digitalização para melhorar cada vez mais a eficiência, competitividade e experiência ao cliente.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a transformação digital tornou-se um imperativo para diversas indústrias. E a América Latina registra a adoção acelerada de tecnologias digitais em setores cruciais como o de saúde, além do bancário, automotivo, de varejo e serviços. As empresas estão avançando rapidamente para aproveitar as oportunidades oferecidas pela digitalização, procurando melhorar a eficiência, a competitividade e a experiência ao cliente.

A região tem demonstrado uma receptividade crescente à transformação digital, impulsionada por fatores como a melhoria da conectividade, o acesso à tecnologia e a crescente consciência da importância da inovação na sustentabilidade empresarial. A seguir, especialistas do SNP Group, fornecedor mundial de software para gerenciamento de processos complexos de transformação digital, destacam como a digitalização está impactando algumas das principais indústrias:

Saúde: o setor da saúde passou por mudanças significativas com a digitalização dos registros médicos, o uso da telemedicina e a implementação de tecnologias inovadoras para melhorar o atendimento ao paciente. A transformação digital está permitindo cuidados mais acessíveis e eficientes na região e, segundo a Statista, o mercado de “saúde digital” na América do Sul deverá atingir uma receita de US$ 6,56 bilhões em 2024.

Bancário: o setor bancário é um dos setores onde a digitalização apresenta ritmo mais acelerado. A adoção de serviços bancários online, o uso da inteligência artificial para gestão de riscos e a personalização de produtos financeiros redefiniram a forma como os consumidores interagem com as instituições financeiras da região. A digitalização do setor bancário levou também ao surgimento de inúmeras fintechs. Já em 2022, segundo a Statista, o Brasil era o país latino-americano com o maior valor de investimentos em fintechs, com cerca de 1,8 bilhão de dólares americanos.  

Automotivo: a transformação digital provou ser um impulso revolucionário para a indústria automotiva na América Latina. Desde a implementação da produção inteligente até à adoção de veículos conectados, temos testemunhado como a digitalização transformou não só a eficiência operacional, mas também a experiência do motorista. A conectividade veicular permitiu avanços significativos em segurança, entretenimento e eficiência energética.

Serviços: o setor de serviços na região adotou a transformação digital para responder às crescentes exigências dos consumidores. Desde plataformas de entrega a soluções logísticas, as empresas de serviços estão utilizando a tecnologia para melhorar a eficiência operacional e proporcionar experiências mais integradas aos seus clientes.

Varejo: no mundo do varejo latino-americano, a transformação digital tem sido um catalisador para a evolução. Desde a otimização da cadeia de abastecimento até a personalização da experiência de compra no ambiente online, as empresas varejistas estão adotando tecnologias para se manterem competitivas num mercado em constante mudança. Em toda a América Latina, são mais de 300 milhões de compradores digitais, um número que deverá crescer mais de 20% até 2027, segundo a Statista.

“As previsões apontam para um futuro onde a inteligência artificial, a conectividade onipresente e a automação se entrelaçam para impulsionar a eficiência e libertar o potencial inexplorado. Estamos empenhados em liderar esta mudança, antecipando as exigências emergentes e criando soluções que transcendem as expectativas dos clientes”, comenta Marcos Blas, Managing Director do SNP Group na América Latina. Temos a responsabilidade de antecipar as demandas futuras, superando obstáculos com inovação e aproveitando as vantagens que a tecnologia nos oferece”, acrescenta o executivo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores