domingo , 28 abril 2024
Capa » Mercado & Negócios » Setor de artigos farmacêuticos tem alta de 0,7% em dezembro, aponta Índice Stone Varejo

Setor de artigos farmacêuticos tem alta de 0,7% em dezembro, aponta Índice Stone Varejo

Após quedas acentuadas no meses anteriores, mercado varejista sinaliza retomada positiva 

A 12ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo apontou uma alta de 0,7% do volume de vendas do setor de artigos farmacêuticos, na comparação anual. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

Entre os seis segmentos analisados, o relatório indicou que, além de artigos farmacêuticos, outros dois registraram um aumento anual significativo, com o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo liderando as estatísticas, com uma alta de 2,2%, seguido por tecidos, vestuário e calçados (1,8%). Os outros três que registraram queda foram os de móveis e eletrodomésticos (2,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%) e materiais de construção (0,9%)

“Com esses dados, o varejo fecha o ano de 2023 apontando para uma tendência positiva, exemplo da resiliência e capacidade de recuperação do setor, que gerou dúvidas passando boa parte do ano negativo.”, afirma o pesquisador Matheus Calvelli. 

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas. 

Destaques regionais

No recorte estadual, quatorze estados, mais o Distrito Federal, registraram alta no mês no comparativo anual: Amapá (7,6%), Tocantins (4,3%), Distrito Federal (3,9%), Mato Grosso (3,3%), Rio de Janeiro (2,8%), Piauí (2,4%), Rondônia (2,2%), Santa Catarina (1,8%), Paraná (1,8%), Espírito Santo (1,6%), Maranhão (1,4%), Pará (1,4%), São Paulo (1,3%), Rio Grande do Norte (0,2%) e Bahia (0,1%). 

Segmentos analisados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:

1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

3) Livros, jornais, revistas e papelaria;

4) Móveis e eletrodomésticos;

5) Tecidos, vestuários e calçados;

6) Material de Construção.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores