Estudo verificou se a implantação de uma estratégia voltada à “orientação empreendedora” leva à renovação do negócio e ao incremento da performance empresarial.
A pesquisadora pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, Alemanha, Débora Moreti, recém-doutora especializada em gestão da inovação, publicou (2020), em conjunto com os também pesquisadores, José Victor Bomtempo e Flávia Chaves Alves, um estudo que envolve competitividade e renovação empresarial e as correlaciona com a estratégia voltada à “orientação empreendedora”.
Num estudo aprofundado da estratégia empresarial da Baktron, os pesquisadores verificam se a implantação de uma estratégia voltada à “orientação empreendedora” leva à renovação do negócio e ao incremento da performance empresarial. O estudo demonstra que a performance é maximizada, quando há difusão da orientação empreendedora para fora dos limites da empresa, promovendo não somente mudanças intraorganizacionais, mas também o engajamento dos diversos stakeholders externos à organização.
Os autores promovem uma visão holística da empresa, apresentando as inovações no estilo de gerenciamento organizacional, num requadro que combina a orientação empreendedora a as perspectivas de visão intraorganizacional e extraorganizacional.
O artigo, publicado no “Journal of Small Business and Enterprise Development”, pode ser baixado no link https://www.emerald.com/insight/1462-6004.htm, para aqueles que se interessarem em estudá-lo na íntegra.
Fonte: Baktron