terça-feira , 23 abril 2019
Capa » Cadeia fria » Panalpina Brasil anuncia investimentos em soluções logísticas para a cadeia fria

Panalpina Brasil anuncia investimentos em soluções logísticas para a cadeia fria

Com grande expertise no mercado de healthcare (composto por produtos farmacêuticos e de cuidados com a saúde em geral) e já reconhecida como uma das principais operadoras logísticas do País para o segmento, a Panalpina Brasil anuncia a expansão de sua atuação no setor, com investimentos consideráveis em soluções logísticas completas para a cadeia fria.

O mais significativo deles envolve o armazém da companhia em Cajamar, na Grande São Paulo, agora dedicado exclusivamente para o segmento, com capacidade para o estoque dos mais diversos tipos de mercadorias refrigeradas, como alimentos e perecíveis, cosméticos e medicamentos. A estrutura, que possui mais de quatro mil m² de área total, conta com três câmaras frias: a primeira a -20°C; a segunda com temperaturas entre 2°C e 8°C; e a terceira, e maior delas, entre 15°C e 25°C.

Integram o centro logístico também, onde está localizado o armazém, 10 docas para a carga e descarga dos produtos, aproximadamente 1.500 posições porta-pallets e uma área para serviços, como embalagem, etiquetagem, montagem de kits, repacking, entre outros.

Para o diretor de logística da Panalpina Brasil, Marcelo Tonet, outro destaque do armazém são os equipamentos de última geração que possui, que funcionam de forma integrada. “Todo o maquinário, por exemplo, conta com backup in place, ou seja, todo e qualquer equipamento do complexo possui similares instalados e prontos para uso. Dessa forma, caso ocorra uma falha em algum deles, o sobressalente é acionado automaticamente, garantindo a continuidade do funcionamento do sistema”, afirma.

Segundo Tonet, inovações em sustentabilidade também são destaques da instalação. “No que refere aos fluídos que são utilizados para a refrigeração em si, optamos por adotar uma solução de amônia no armazém, que é ecologicamente correta e sustentável, pois trata-se de uma substância orgânica, ao invés de química. Ou seja, o processo de produção não envolve o uso de combustíveis fósseis, pelo contrário, é um composto natural”, acrescenta.

Além da armazenagem, o pacote de soluções para o segmento de cargas refrigeradas conta ainda com os serviços de logística nacional e internacional. “Nossa rede de transporte e distribuição foi totalmente revista e hoje possui um escopo muito mais amplo, com capacidade de cobertura em todo o País. Dessa maneira, conseguimos realizar entregas em todo o Brasil, inclusive via nossa solução de frete aéreo doméstico. Tanto nossos transportadores aéreos quanto rodoviários estão aptos para realizar a movimentação de qualquer tipo de carga refrigerada de forma apropriada”, ressalta.

Tonet destaca ainda o sistema de monitoramento adotado pela empresa, Smart View, que permite aos clientes acompanharem, em tempo real, a temperatura e a umidade das cargas, por meio de identificação por radiofrequência e de antenas de medição instaladas em locais estratégicos, como nos aeroportos de Guarulhos (SP) e de Viracopos, em Campinas (SP), no terminal parceiro da operadora logística em Santos (SP) e no próprio armazém da Panalpina em Cajamar. Outro diferencial é que tanto as operações de Guarulhos quanto de Viracopos já possuem a certificação GDP (Good Distribution Practices – Boas Práticas de Distribuição), que atesta a qualidade das mesmas. Cajamar seguirá o mesmo caminho neste ano.

As últimas inovações da Panalpina Brasil e o portfólio completo de produtos e serviços da companhia para este mercado serão apresentados no maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Intermodal South America, que será realizado de 19 a 21 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*