quarta-feira , 8 maio 2024
Capa » Notícias » Após quase uma década fechado, Museu do Ipiranga reabre ao público com apoio da farmacêutica EMS

Após quase uma década fechado, Museu do Ipiranga reabre ao público com apoio da farmacêutica EMS

Além de patrocinar projeto de restauro e revitalização, laboratório tem promovido campanhas de comunicação e apoiado a realização de exposição virtual gratuita e eventos musicais

Setembro de 2022 – Após quase uma década fechado para reforma, o Museu do Ipiranga, em São Paulo, se prepara para reabrir as portas para o público como celebração do Bicentenário da Independência. O funcionamento para os visitantes em geral começa a partir desta quinta-feira (8), com expectativa de atrair cerca de 900 mil pessoas por ano, de acordo com o Governo do Estado de São Paulo. Além de receber incentivos públicos, o projeto contou com patrocínio privado, como o da EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil –, sendo a empresa um dos primeiros e uma das principais organizações parceiras nesse processo de revitalização.

“Temos enorme orgulho em contribuir para a preservação da memória do Brasil e em devolver à sociedade, depois de quatro anos de investimentos, este importante patrimônio histórico nacional, que é um símbolo da nossa história e identidade. Para a EMS, estimular a cultura é também uma forma de promover saúde e bem-estar e uma iniciativa que integra o nosso escopo de responsabilidade social. A empresa enxerga que a reabertura no ano bicentenário da Independência é uma maneira de todos nós nos conscientizarmos sobre os valores cívicos e nos atentarmos para a importância de se revisitar o passado com forma de compreender o presente e de tentar construir um futuro melhor, valorizando nossa trajetória como nação”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS.

Além de destinar recursos à reforma, a EMS tem promovido uma série de ações que envolvem estratégias de comunicação para dar visibilidade ao projeto e apoio para realização de exposição virtual gratuita à sociedade e de eventos musicais nas dependências internas do museu.

Em setembro de 2020, a empresa patrocinou, por exemplo, a “Exposição Pílulas”, que trouxe para a população uma experiência de visita virtual em 3D ao museu como uma forma de dar acesso ao espaço mesmo com ele fechado. Outra iniciativa é a veiculação, nas principais revistas impressas do país, de uma série de anúncios publicitários destacando a importância do projeto de restauro e a contagem regressiva para a entrega do novo Museu do Ipiranga. “Fizemos um anúncio em cada dia 7 de setembro dos últimos quatro anos (de 2019 a 2022, sendo que o deste ano foi veiculado em 02 de setembro, narrando o orgulho de finalmente ver esse patrimônio de portas abertas). A marca que estamos construindo é essa, que se orgulha de olhar para trás e perceber seus rastros consistentes e constantes de responsabilidade social”, acrescenta Sanchez.

Reaberto com o dobro da área expositiva, o novo complexo trará anfiteatro para projeção de filmes, audições e concertos, mirante, cafés e restaurantes. A curadoria do museu também utilizará recursos multimídia para propor novas visões sobre os objetos expostos. Além de moderno, o museu será totalmente acessível, com rampas, elevadores e muitos recursos multissensoriais.

Em sua primeira semana de funcionamento, o novo Museu do Ipiranga terá um horário especial e estará aberto das 11h às 16h. As visitas precisam ser agendadas pela plataforma Sympla e, até o dia 6 de novembro, a entrada será gratuita. Um dia antes, em 7 de setembro, o museu receberá a visita especial de 200 estudantes de escolas públicas e dos trabalhadores que contribuíram na obra de reforma, acompanhados de suas famílias.

Eventos de comemoração

Entre os dias 7 e 11 de setembro, das 18h às 22h, como parte das comemorações, haverá uma série de espetáculos musicais, dança, artes visuais e shows musicais, além de espetáculo de projeção mapeada na fachada do Museu do Ipiranga. Alguns dos artistas que se apresentam são Ana Vitória, Geraldo Azevedo, Almir Sater e Luedji Luna, acompanhados de orquestras e bandas musicais.

A EMS também vai patrocinar, em novembro, o Projeto Música da Independência, uma iniciativa conjunta entre o Instituto Música Brasilis e o Museu do Ipiranga. Ao longo do mês, ocorrerão quatro apresentações musicais gratuitas, com partituras escritas pelo Imperador do D. Pedro I e seus compositores contemporâneos. Além de acesso livre, uma das apresentações ficará disponível no Youtube.

EMS: compromisso com a cultura

A EMS acredita na arte brasileira, investindo em projetos culturais diversos, como literatura, teatro, música, museus, fotografia, exposições temáticas e concertos nacionais e internacionais. Além do Museu do Ipiranga, a empresa é parceira do Museu do Futebol pelo terceiro ano consecutivo; do Museu de Arte Moderna (MAM) há quase uma década; do MASP (Museu de Arte) desde 2021; e do Museu Judaico (2021). Em 2021, apoiou o Museu Oscar Niemeyer (em Curitiba-PR) e, desde o ano passado, patrocina o Museu do Amanhã (RJ). Neste período, a EMS criou o projeto ‘Rota dos Museus by EMS’, destacando esse movimento da empresa. A iniciativa ganhou inclusive um selo alusivo, que representa graficamente o trajeto cultural da empresa pelo País.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores