sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » Indústrias que não atendem à NR 12 estão sujeitas a multas e até interdição

Indústrias que não atendem à NR 12 estão sujeitas a multas e até interdição

É lei. Todas as cerca de 350 mil indústrias instaladas no Brasil precisam atender às disposições da Norma Reguladora (NR) 12, que trata de medidas de segurança para instalação, operação e manutenção de máquinas, equipamentos e correias transportadoras. “Quem não cumprir as determinações da NR 12 está sujeito a diversas sanções, que vão de notificações, multas e até interdição da unidade industrial”, explica Rogério Marinho, engenheiro de projeto da Belgo Protec, unidade da Belgo Bekaert Arames, líder nacional em soluções de arames.

“A NR 12 é de 1978 e já recebeu várias atualizações. Ela é extremamente rígida e complexa, exigindo muita atenção e procedimentos das indústrias. E isso inclui as indústrias que fabricam, importam, comercializam, revendem, reformam e utilizam máquinas e equipamentos. Ou seja, todo o parque industrial do Brasil”, ressalta Marinho.

Para assessorar as indústrias a se adequarem à NR 12, a empresa criou a unidade Belgo Protec. “Cuidamos de todos os passos desse complexo processo que inclui análise da situação atual, adequações necessárias e instalação das medidas de proteção”, explica Rogério Marinho.

O especialista da Belgo Protec informa que o Ministério do Trabalho e Emprego é muito rígido quanto à correta aplicação da NR 12 nas indústrias. “A fiscalização é intensa e é preciso se adequar rapidamente. Atualmente, somente uma categoria de prensas e similares (guilhotinas, tesouras, cisalhadoras; dobradeiras; dispositivos hidráulicos e pneumáticos; recalcadoras; martelos de forjamento; e prensas enfardadeiras) têm prazo para adequação – que vai até julho de 2020. Para as demais categorias de máquinas e equipamentos, os prazos já se esgotaram, o que intensifica a importância do atendimento da Norma”, diz.

Rogério Marinho informa que as novas máquinas e equipamentos já precisam ser instalados segundo as regras da NR 12. “A Belgo Protec está estruturada para dar toda a assessoria necessária para as indústrias: especificação, venda e instalação de barreiras físicas de proteção. Temos uma equipe especializada na NR 12 para atender a todas as necessidades dos nossos clientes”.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores