terça-feira , 30 abril 2024
Capa » Home » Hemobrás inaugura fábrica de medicamentos para o SUS
Hemobrás inaugura fábrica de medicamentos para o SUS
Divulgação Hemobrás

Hemobrás inaugura fábrica de medicamentos para o SUS

Fábrica em Pernambuco tem como objetivo a produção de 1,2 bilhão de unidades internacionais por ano, que abasteça 100% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS)

O governo federal inaugurou ontem, dia 4 de abril, a nova fábrica de medicamentos Fator VIII Recombinante da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Feita sob a promessa de tornar o Brasil autossuficiente na produção de hemoderivados, a construção do complexo fabril, localizado no município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, se arrasta desde 2010 e foi alvo de investigação, chegando a ser paralisada em 2016.

A fábrica de Fator VIII Recombinante contou com investimentos de R$ 1,2 bilhão. Ela é uma das duas unidades que faltam para que todo o complexo industrial seja entregue, o que deve acontecer em 2025.

Apesar de suprir uma das demandas dos medicamentos oferecidos pelo SUS, o país ainda está longe de conseguir produzir todos fármacos que consome. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), o Brasil produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de remédios e vacinas. O resto é importado de outros países.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadêlha, com o funcionamento da fábrica, o valor dos medicamentos repassado ao SUS deve ser reduzido em torno de 30%.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores