terça-feira , 30 abril 2024
Capa » Notícias » Anvisa publica plano nacional para prevenção e controle da resistência microbiana

Anvisa publica plano nacional para prevenção e controle da resistência microbiana

Documento contém orientações aos serviços de saúde para o período de 2023 a 2027.

A Anvisa publicou o Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência Microbiana aos Antimicrobianos nos Serviços de Saúde (PAN-Serviços de Saúde) para o período de 2023-2027. O documento traz ações específicas a serem desenvolvidas para controlar e prevenir a disseminação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos em serviços de saúde. 

A ocorrência de microrganismos resistentes às diversas classes de antimicrobianos tem sido progressiva nas últimas décadas, representando uma grave ameaça à saúde pública em todo o mundo. Com impactos importantes na saúde humana e dos animais, essa questão torna necessária a utilização da abordagem chamada “Saúde Única” (One Health), que envolve a coordenação entre vários setores, incluindo medicina humana e veterinária, agricultura e meio ambiente. 
 
Como coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS), a Anvisa vem promovendo, há mais de duas décadas, uma série de ações nacionais para colaborar com a prevenção e o controle da disseminação dos microrganismos resistentes aos antimicrobianos (antimicrobial resistance – AMR), principalmente dentro dos serviços de saúde. Uma dessas iniciativas é a publicação do PAN-Serviços de Saúde. 

Resultados 
 
O PAN-Serviços de Saúde 2017-2021, publicado em 2017 e com previsão de duração de cinco anos, buscou fornecer maior especificidade às atividades voltadas para a prevenção e o controle da resistência microbiana aos antimicrobianos nos serviços de saúde. A avaliação dos resultados das metas estabelecidas pode ser consultada no Relatório de Metas e Atividades do PAN-Serviços de Saúde 2017-2021

É importante destacar que esse Plano subsidiou a elaboração do antigo Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única (PAN-BR 2018-2021), coordenado pelo Ministério da Saúde. 

Fonte: Anvisa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores