sábado , 27 abril 2024
Capa » Notícias » A importância da indústria nacional na produção de IFAs no momento de retomada econômica

A importância da indústria nacional na produção de IFAs no momento de retomada econômica

O Brasil produz apenas 5% da demanda nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) mesmo sendo um dos dez maiores mercados farmacêuticos do mundo

Com o crescimento do ritmo da vacinação, o país já mostra movimentos para a retomada da economia e das atividades cotidianas. As quedas em internações e óbitos, já sinalizam uma perspectiva de, com a vacinação em massa, controlar a pandemia até o fim do ano. Neste Dia Nacional da Saúde, é importante que se reflita sobre o papel da indústria nacional para uma melhor saúde da população.

Desde o início da pandemia, o mundo se viu numa situação de quase total dependência de insumos farmacêuticos. O Brasil produz apenas 5% dos IFAs (insumos farmacêuticos ativos) usados na fabricação de medicamentos, mesmo sendo um dos dez maiores mercados farmacêuticos do mundo e com capacidade tecnológica e científica para desenvolver insumos para medicamentos e para vacinas. Até a década de 1990, o país fabricava 55% desses insumos.

Marcelo Mansur, CEO da Nortec Química, indústria nacional líder na fabricação de IFAs na América Latina, destaca a importância da indústria farmacêutica nacional neste momento do País em função da pandemia de Covid-19. “Os IFAs são extremamente necessários para garantir o abastecimento de medicamentos e de vacinas, e para a independência da cadeia de suprimentos de qualquer País. Antes da pandemia as pessoas não tinham a ideia do que é IFA, sigla que passou a ser conhecida em função do processo da produção de vacinas. Desejamos dar maior visibilidade a esse tema fundamental para a saúde, pois não existe medicamento sem IFA, com risco maior naqueles que são de uso contínuo e essenciais para a população”, afirma.

Mansur explica que cada vacina ou medicamento tem o seu IFA, que depende também de outras substâncias. “Se não forem colocados ingredientes de qualidade, os medicamentos não têm eficácia. Por exemplo, as vacinas, que são os imunizantes, têm como base elementos biológicos, como o próprio vírus, e não se tornam um princípio ativo isolado. Já no caso dos medicamentos em geral, o insumo farmacêutico ativo é derivado de petróleo que é transformado por um processo de química fina”, destaca o CEO.

A atenção dada à vacinação não deve se restringir somente às vacinas para COVID-19, mas deve incluir a área da saúde como um todo, e toda a indústria de medicamentos do ponto de vista de autossuficiência do mercado brasileiro. Apenas com uma indústria forte, suportada por pesquisa e desenvolvimento e pela formação de pessoas com conhecimento, será possível atingir novamente os patamares de mais de 50% dos IFAs no mercado nacional serem produzidos no Brasil.

A data - O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto – é uma homenagem ao aniversário de Oswaldo Cruz, importante médico defensor da saúde pública, da educação sanitária, e um dos responsáveis por erradicar epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX.

Sobre a Nortec Química
A Nortec Química hoje é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. Fundada em 1985, a companhia conta com um portfólio de moléculas essenciais para o abastecimento do mercado brasileiro, incluindo a maior linha de anestésicos e de antirretrovirais no Ocidente, e insumos essenciais para o tratamento e internações por COVID. Atualmente expande suas capacidades para IFAs de alta potência, incluindo uma nova planta de produção de oncológicos, e uma nova linha antidiabetes. Acreditando na capacidade da indústria brasileira e na produção de IFAs no Brasil, segue investindo em ativos e em Pessoas para oferecer uma alternativa de alta qualidade e tecnologia para o mercado brasileiro e mundial.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores