quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Laboratórios » Como a indústria analítica colabora com inovação na área da saúde

Como a indústria analítica colabora com inovação na área da saúde

Novas tecnologias como autocoleta domiciliar, esterilizador de ar contra Covid-19 e detecção de múltiplas doenças a partir de amostra única de sangue são algumas das tendências do setor

O mercado de análises clínicas, exames e soluções influencia diretamente na saúde, seja por meio de novas pesquisas, testes ou atendimentos mais modernos. Com o avanço da telemedicina, muitas pessoas vêm buscando se cuidar de forma mais rápida e cômoda, dentro de casa. Segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), em abril, pelo menos metade da população brasileira tinha utilizado serviços de saúde online nos 12 meses anteriores.

De acordo com um estudo da IDC (International Data Corporation), o investimento em tecnologias no setor de saúde na América Latina deve atingir US$ 1,9 milhões até o final do ano, o que equivale a cerca de R$ 10 bilhões. As empresas perceberam que um sistema de saúde digitalizado promove o aprimoramento da conexão entre os profissionais da área e os pacientes, ao mesmo tempo que otimiza os fluxos de trabalho, aumentando a eficiência operacional.

As maiores empresas do setor apresentarão as mais recentes pesquisas e inovações da área em junho, entre os dias 21 e 23, na Analitica Latin America, Feira Internacional de Tecnologia para Laboratórios, Análises, Biotecnologia e Controle de Qualidade, que será realizada no São Paulo Expo, na capital paulista.

A Allcrom Instrumentos Científicos levará ao evento os Dispositivos Mitra®. Uma ferramenta prática e inovadora na autocoleta de micro amostras de sangue ou outros fluidos biológicos. O dispositivo, que conta com aprovação da Anvisa, já está em uso por alguns laboratórios do país. Ele garante acessibilidade a quem vive em regiões remotas, e poupa a exposição dos usuários a ambientes contaminados e deslocamentos desnecessários. O procedimento é feito com uma microperfuração no dedo ou, no caso dos bebês, no calcanhar.

Com uma única gota de sangue é possível realizar análises quantitativas de diversas classes de analitos, como drogas ilícitas, drogas terapêuticas, proteínas e peptídeos, vitaminas, suplementos, etc. A amostra é coletada e armazenada no próprio dispositivo, facilitando o transporte (na maioria dos casos, sem a necessidade de cadeia fria) com segurança até o laboratório, onde serão feitas as análises. Segundo pesquisas realizadas pela própria empresa, 82% dos entrevistados têm alguma restrição ao método de coleta tradicional e dizem que, se fosse utilizado o dispositivo nestas ocasiões, fariam mais exames durante o ano.

Para a especialista de produto da Allcrom, Graciela Gomes, são várias as vantagens. “A micropunção e coleta de sangue capilar é indiscutivelmente menos traumática, possibilitando uma experiência mais confortável e humanizada ao paciente. Além disso, com esse dispositivo, as pessoas poderão reduzir os deslocamentos até os laboratórios de análises clínicas e hospitais, principalmente os idosos, crianças, portadores de necessidades especiais e transplantados. A solução também oferece mais tranquilidade aos pais de bebês e crianças, já que eles ficam muito receosos durante a coleta tradicional”, comenta.

A Ionlab também utiliza novas tecnologias para análises clínicas. A Leitora de Microplacas Kasuaki é usada para identificar chikungunya, dengue, zika, HIV, hepatite e demais testes sorológicos em humanos. Além de ser eficaz no campo veterinário, atuando em exames de MORMO, AIE e Babesia (carrapato). Sua eficácia é comprovada ao oferecer resultados múltiplos e precisos por meio de uma mesma placa de análises.

O especialista em Engenharia Genética e Assessor Científico da empresa, Wesley Felipe Fernandes, explica o processo. “Nossa leitora oferece à área da saúde menos tempo de análises e mais resultados qualitativos e quantitativos, pois pode ser feita a detecção de diferentes anticorpos e doenças em uma única microplaca. Além disso, tem sua aplicação em ensaios de fotometria, que podem ser aplicados na descoberta de fármacos, pesquisas e até mesmo na fabricação de medicamentos. Tudo isso através de um software intuitivo, que, ao se conectar com o computador, exporta resultados em planilhas, arquivos de texto, processamento de dados e memorização das análises e resultados”, cita Fernandes.

Doenças respiratórias

A tecnologia ainda contribui quando se fala em doenças respiratórias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 650 mil pessoas morram, por ano, por doenças ligadas à gripe sazonal. Estar em um lugar com ar equilibrado sempre foi importante para muitos, principalmente para aqueles com alergias crônicas e problemas respiratórios. Atualmente, é uma preocupação de praticamente todos.

A SolidSteel oferece ao mercado o SteriAir, capaz de eliminar 99,9% de vírus e bactérias do ar, entre eles, o da Covid-19. O equipamento é certificado pelo Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De acordo com Erick Marcondes, diretor-presidente da marca, o produto sempre foi muito requisitado por grandes clínicas, mas, durante a pandemia, foi procurado por outros estabelecimentos. “O SteriAir é essencial para a saúde, com baixo custo e muita eficiência preventiva. Definitivamente, ações que garantem o bem-estar no ambiente de trabalho e em todos os outros locais são alternativas inovadoras para os dias de hoje e para o futuro”.

O empresário explica que a eficácia do SteriAir se deve à tecnologia e ao sistema de esterilização utilizados. O ar entra no equipamento pela parte inferior, devido a uma circulação forçada, e, na sequência, passa por lâmpadas que irradiam raios ultravioletas tipo C germicida. Após esterilizado, é devolvido limpo ao ambiente pela parte superior do aparelho. A capacidade de esterilização é de 120m³ por hora. Portanto, é indicado para ambientes públicos fechados, como salas de aulas, restaurantes, academias, shoppings, laboratórios, consultórios, escritórios e quartos de hospitais.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores