sexta-feira , 14 junho 2024
Capa » Home » Paraná aprova modernização de três complexos laboratoriais
Paraná aprova modernização de três complexos laboratoriais
Imagem meramente ilustrativa 2A+

Paraná aprova modernização de três complexos laboratoriais

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi aprovado no edital voltado ao financiamento de projetos que visam dar suporte às atividades de pesquisa científica e tecnológica no Estado. O recurso destinado ao Tecpar é de R$ 300 mil, valor que será investido na modernização de três complexos laboratoriais: o Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, o Centro de Tecnologia de Materiais e o Centro de Medições e Validação.

O montante faz parte de um total de R$ 4,4 milhões que o Governo do Estado destinou para fortalecer as atividades de pesquisa desenvolvidas na Rede de Laboratórios Multiusuários das Universidades Estaduais do Paraná (RIMPP). Os recursos são do Fundo Paraná, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A RIMPP foi instituída em 2022 pela Seti, com a participação do Tecpar e universidades estaduais. Regulamentada por meio de uma portaria conjunta, ela possibilita o compartilhamento de espaços, equipamentos e serviços tecnológicos especializados.

Segundo a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Daniele Adão, o objetivo é ampliar o acesso à RIMPP para a comunidade científica e para empresas interessadas em desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento. “A modernização consiste na adaptação dos equipamentos e sistemas às tecnologias mais atuais, com o objetivo de oferecer instalações de qualidade para pesquisa, fator essencial para o avanço da produção científica e tecnológica no Paraná”, afirma.

LABORATÓRIOS – Os laboratórios multiusuários são ambientes que possuem equipe e instalações disponíveis para uso compartilhado, e que oferecem serviços de Pesquisa e Desenvolvimento aos usuários externos à instituição.

A rede de laboratórios multiusuários é uma importante estratégia para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, além de representar uma relevante economia de recursos públicos, já que evita investimentos em duplicidade. Além dos pesquisadores e universidades, empresas privadas também podem usar esses equipamentos, contribuindo financeiramente para a manutenção da infraestrutura dos laboratórios.

ABRANGÊNCIA NACIONAL – Recentemente, o Tecpar passou a integrar a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE), rede de laboratórios multiusuários do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O portal reúne informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no País.

“A inclusão do Instituto na rede nacional possibilita que as comunidades científica, tecnológica e empresarial de todo o País tenham acesso às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa instalados no Tecpar, mediante regras de utilização previamente definidas. Também colocamos à disposição toda a expertise de nosso corpo técnico, altamente qualificado”, diz Daniele.

Na plataforma PNIPE podem ser cadastrados laboratórios e equipamentos disponíveis para uso compartilhado. Atualmente, as instituições paranaenses contam com 73 laboratórios e 317 equipamentos catalogados na plataforma. Saiba aqui quais são os equipamentos cadastrados pelo Tecpar.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores