quinta-feira , 13 junho 2024
Capa » Investimentos » EMS adquire empresa de distribuição de medicamentos para quatro países da Europa e reforça atuação na região

EMS adquire empresa de distribuição de medicamentos para quatro países da Europa e reforça atuação na região

Lifemedic importa e distribui de forma exclusiva produtos naturais da farmacêutica italiana Pharmalife Research; aquisição reforça estratégia de internacionalização da companhia

03 de novembro 2023 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, adquiriu a empresa sérvio-eslovena Lifemedic, que realiza a importação e distribuição de produtos naturais da farmacêutica italiana Pharmalife Research nos mercados da Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte e Montenegro. A compra é realizada via Galenika, segunda maior farmacêutica da Sérvia, adquirida em 2017 pela EMS, e faz parte da estratégia de internacionalização da companhia brasileira, ampliando sua presença e atuação na região dos Bálcãs e do Leste Europeu em geral. 

O volume total de vendas da Lifemedic em 2022 foi de mais de R$ 28 milhões. A empresa apresenta crescimento constante de dois dígitos, além de parceria com cinco mil farmácias e redes de varejo nos quatro países em questão. “O portfólio adquirido é composto por 22 produtos, em sua maior parte, voltado à linha pediátrica e contempla medicamentos fitoterápicos, cosméticos, multivitamínicos e probióticos, sendo complementar ao pipeline da Galenika. Além dos PDVs, alcança também um quadro de 6 mil médicos visitados e passaremos a contar com mais uma equipe de propagandistas trabalhando em sinergia com a que já temos”, explica Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. Entre os produtos distribuídos da Pharmalife Research, estão o spray oral “apis gola” e os suplementos “apetito”, “ferro c” e “imuno a24.

A expectativa é que, até o final deste ano, a transação esteja concluída e já se tenha início a etapa de transição já no primeiro trimestre de 2024. Segundo Marcus Sanchez, a compra da distribuidora Lifemedic faz parte da estratégia de internacionalização da EMS, ampliando a presença da companhia no continente europeu. “Esse é mais um passo importante de nosso processo de participação e crescimento fora do Brasil e posiciona cada vez mais a EMS como um grande player também no mercado global”, afirma o VP.

Investimentos na Sérvia

No início deste ano, a EMS anunciou o investimento de R$ 195,3 milhões na Galenika, na Sérvia, até 2025, para o lançamento de novos produtos para a Europa e ampliação da presença na região. A empresa tem aportado recursos também no aumento do seu espaço de armazenamento, em digitalização e modernização das operações em diferentes áreas de negócio.

Desde que foi adquirida pela EMS, a Galenika, que completou 78 anos em 2023, tem seguido uma trajetória de expansão de mercado e portfólio, atualmente com 250 produtos. Com market share de 6% na Sérvia e capacidade produtiva instalada atual de 100 milhões de unidades por ano, a Galenika registrou um crescimento de produção de 5% em 2022 em relação a 2021. Só no ano passado, foram registrados 78 produtos e lançados 79 na Sérvia e nos países da região. 

A Galenika tem forte atuação na área de prescrição, com destaque para medicamentos para o sistema nervoso central, cardiológicos, anti-infecciosos, e também em OTC – linha de produtos isentos de prescrição médica. Atualmente, opera em 15 mercados internacionais na Europa, Oriente Médio e África, onde, em 2022, as exportações aumentaram 34,5%, em comparação ao ano anterior. A operação na Sérvia e nas suas subsidiárias conta com 750 colaboradores.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores