sábado , 2 julho 2022
Capa » Indústria química » Iniciativas comprovam que indústria química tem como medir sustentabilidade na sua cadeia

Iniciativas comprovam que indústria química tem como medir sustentabilidade na sua cadeia

A Fundação Espaço ECO® (FEE®), consultoria para sustentabilidade, participa até esta quinta-feira (05), do Congresso Internacional de Tintas, evento paralelo à Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas – ABRAFATI 2017. A FEE® apresentará, na Sessão Pôster, três trabalhos desenvolvidos para a BASF, sua instituidora, que reforçam a importância da sustentabilidade na cadeia de valor da indústria química.

A “Análise de Ciclo de Vida Organizacional e as oportunidades mapeadas na indústria”, que apresenta os resultados do programa Demarchi+Ecoeficiente é uma das iniciativas entre as que serão apresentadas. Inovadora no mundo, ao avaliar a sustentabilidade de todo o processo produtivo das seis fábricas da BASF localizadas na unidade de São Bernardo do Campo, Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, esta iniciativa mais uma vez é destaque na segunda edição do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) sobre Avaliação de Ciclo de Vida Organizacional.

Outro destaque é o projeto Together for Sustainability (TfS) com o tema “Sustentabilidade na cadeia de valor da indústria química: Experiência da BASF no Brasil”. Neste projeto, a FEE® realiza workshops para fornecedores da BASF incorporarem o conceito de sustentabilidade em suas atividades. O TfS tem como objetivo promover a sustentabilidade na cadeia de valor da indústria química, fazendo com que seus fornecedores atendam os requisitos de sustentabilidade demandados pelo setor.

Por fim, o trabalho “Índices de sustentabilidade para a logística: como trazer a perspectiva de Avaliação do Ciclo da Vida para os Indicadores de Desempenho”. A Fundação Espaço ECO® destaca nesta ação a medição de sustentabilidade de práticas de logística desenvolvidas pela BASF, agregando a perspectiva ambiental em indicadores de performance já mensurados e controlados pela área de Supply Chain, embasando a tomada de decisão entre uma alternativa ou outra. Os resultados são reportados de maneira simples e por equivalências, o que podem servir de base para engajamento a nível operacional, assim como para uma comunicação a nível gerencial, uma vez que também calculado o saldo de carbono das operações e a suas relações com as emissões totais da empresa.

“Com essas ações demonstramos como é possível conectar a sustentabilidade aos negócios; desenvolvendo soluções customizadas que resolvem os desafios específicos de cada cliente e que fazem sentido para o mercado em que este cliente atua, alinhando produção e gestão sustentável”, afirma Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE®.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores