terça-feira , 28 junho 2022
Capa » Indústria farmacêutica - saúde humana » Novartis inicia testes clínicos na África para novo medicamento contra a malária

Novartis inicia testes clínicos na África para novo medicamento contra a malária

A Novartis e a Medicines for Malaria Venture (MMV) iniciaram recentemente os testes clínicos em pacientes para o KAF156, um composto antimalárico da próxima geração com potencial para tratar cepas do parasita da malária que são resistentes a fármacos. O estudo testará a eficácia do KAF156 em combinação com uma formulação nova e melhorada da já existente lumefantrina antimalárica. O primeiro centro de avaliação está operando em Mali e será seguido, nos próximos meses, por dezesseis centros adicionais em um total de nove países na África e na Ásia.

“Este novo marco ressalta o compromisso de longa data da nossa empresa na luta contra a malária”, disse Vas Narasimhan, diretor global de desenvolvimento de medicamentos e diretor médico da Novartis. “Com quase metade da população mundial em risco, a malária continua sendo o maior desafio para a saúde pública. O desenvolvimento de novos medicamentos antimaláricos é fundamental para a eliminação da malária e a ciência inovadora continua sendo a nossa melhor arma contra a doença”.

O KAF156 pertence a uma nova classe de compostos antimaláricos chamados imidazolopiperazinas. Ele tem potencial para acabar com a infecção da malária, incluindo cepas resistentes, bem como para bloquear a transmissão do parasita da malária. Como demonstrado em um teste de prova de conceito de fase IIa, o composto é de ação rápida e potente em vários estágios do ciclo de vida do parasita, eliminando rapidamente os parasitas de P. falciparum e P. vivax.

Os antimaláricos da próxima geração são fundamentais para enfrentar o aumento da resistência parasitária às terapias atuais. O aparecimento de resistência à artemisinina e a muitos medicamentos parceiros foi relatado na Ásia¹ e a redução da sensibilidade à artemisinina também foi relatada esporadicamente na África².

O estudo de fase IIb avaliará várias combinações de dosagem e horários de dosagem de KAF156 e lumefantrina, incluindo a viabilidade de uma terapia de dose única em adultos, adolescentes e crianças. À medida que as crianças são as mais vulneráveis à malária, o objetivo é incluí-las no teste clínico o mais rápido possível, após a revisão de segurança dos dados gerados em adultos, potencializando assim o desenvolvimento de uma formulação pediátrica.

“Para prosperar sobre os avanços feitos contra a malária desde a virada do século, precisamos de novos medicamentos que sejam eficazes em todos os tipos de padrões de resistência e geografias e que sejam fáceis de administrar, especialmente para crianças”, disse o Dr. David Reddy, CEO da MMV. “Com os testes de fase IIb do KAF156 em andamento, a parceria entre a MMV e a Novartis está se aproximando da perspectiva emocionante de um medicamento tão novo que seria uma ferramenta poderosa para combater a doença”.

É importante testar novos candidatos a medicamentos nas circunstâncias em que eles serão usados. Conduzido em centros de última geração em toda a África e Ásia, o teste KAF156 é particularmente complexo, já que que várias combinações de dosagem e horários de dosagem estão sendo testados em paralelo em três faixas etárias diferentes.

“A malária é uma grande preocupação de saúde pública no Mali, especialmente para crianças. Assim, a necessidade de novos antimaláricos é urgente”, disse o Dr. Bakary Fofana, pesquisador envolvido nos testes clínicos no Malaria Research and Training Center, em Bougoula-Hameau (Mali). “Porque é um novo composto com potencial para tratar a malária, incluindo cepas resistentes aos antimaláricos atualmente utilizados. Estamos particularmente motivados para executar os testes para KAF156 com pacientes em nosso site no Mali”.

O KAF156 é o resultado de um programa de pesquisa conjunta entre Wellcome Trust, MMV e Singapore Economic Development Board, com apoio do Novartis Institute for Tropical Diseases, o Genomics Institute of the Novartis Research Foundation e o Instituto Suíço de Saúde Pública e Tropical.

A Novartis desenvolve o KAF156 com apoio científico e financeiro da MMV (em colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates).

A parceria entre a MMV e a Novartis é baseada em uma colaboração bem-sucedida de longa data para o desenvolvimento de medicamentos antimaláricos, o que levou ao lançamento da primeira terapia de combinação de artemisinina de alta qualidade para crianças, em 2009. Desde 2001, a Novartis entregou mais de 300 milhões de tratamentos pediátricos sem fins lucrativos para países com endemia de malária.

Sobre a Iniciativa Novartis Malária

A Iniciativa Novartis Malária (Novartis Malaria Initiative) conduz a pesquisa, o desenvolvimento e o acesso a novos tratamentos para eliminar a malária. É um dos maiores programas de acesso à medicina da indústria farmacêutica. Desde 2001, a iniciativa entregou mais de 800 milhões de tratamentos sem fins lucrativos, principalmente para o setor público de países endêmicos de malária.

A Iniciativa Novartis Malária está integrada ao Novartis Social Business, uma unidade que inclui o Novartis Access, o SMS for Life e o Novartis Healthy Family programs.

Para mais informações, visite www.malaria.novartis.com

Sobre a Medicines for Malaria Venture (MMV)

A MMV é uma parceria em desenvolvimento de produtos líder no campo da pesquisa e desenvolvimento de medicamentos antimaláricos. Sua missão é reduzir o fardo da malária em países endêmicos, descobrindo, desenvolvendo e fornecendo novos medicamentos antimaláricos, efetivos e acessíveis.

Desde a sua fundação em 1999, a MMV e os parceiros construíram o maior portfólio de P&D contra a malária e projetos de acesso já reunidos, já tendo trazido à população sete novos medicamentos que já estão salvando vidas. O sucesso da MMV é baseado em sua extensa rede de parcerias de mais de 400 parceiros farmacêuticos, acadêmicos e de países endêmicos em mais de 55 nações.

A visão da MMV é um mundo em que medicamentos inovadores curarão e protegerão as populações vulneráveis e mal atendidas em risco de malária para finalmente ajudar a erradicar essa terrível doença.

Sobre a Novartis

A Novartis fornece soluções inovadoras de saúde que atendem às necessidades em evolução de pacientes e da sociedade. Com sede na Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender essas necessidades: medicamentos inovadores, medicamentos mais econômicos, que são os genéricos e biossimilares, e produtos para a saúde dos olhos. A Novartis tem posições de liderança globalmente em cada uma dessas áreas. Em 2016, o Grupo alcançou vendas líquidas de USD 48,5 bilhões, enquanto os investimentos em P&D totalizaram aproximadamente USD 9,0 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 119 mil colaboradores em tempo integral. Os produtos Novartis são vendidos em cerca de 155 países ao redor do mundo.

Para mais informações, visite http://www.novartis.com.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores