quarta-feira , 29 junho 2022
Capa » Automação » OPTEL fabrica máquinas de serialização em Campinas para abastecer mercados norte-americano e europeu
OPTEL fabrica máquinas de serialização em Campinas para abastecer mercados norte-americano e europeu
Foto: Divulgação

OPTEL fabrica máquinas de serialização em Campinas para abastecer mercados norte-americano e europeu

Unidade recém-inaugurada da companhia no interior paulista é voltada para tecnologias de serialização de medicamentos. Anvisa também exigirá dados seriais a partir deste segundo semestre.

O GRUPO OPTEL, líder no fornecimento global de sistemas de rastreabilidade para a indústria farmacêutica e de dispositivos médicos, exportará para América do Norte e Europa 30 máquinas de serialização de medicamentos fabricadas na recém-inaugurada fábrica no Brasil, primeira da companhia na América Latina.

A planta fabril está localizada em Campinas (SP), com cerca de 1.200 m² de área construída, com instalações que permitem dobrar a capacidade de produção, futuramente. Os planos da companhia no Brasil se alinham à estratégia mundial da OPTEL, que expandiu recentemente suas atividades tanto na matriz, na cidade de Quebec no Canadá, quanto nas fábricas que possui na Irlanda e na Índia. A ideia é que a linha de produtos OPTEL possa, cada vez mais, apoiar a tecnologia de serialização, que reforça o combate a falsificações de produtos farmacêuticos e de dispositivos médicos em escala global.

“A implementação de uma serialização eficaz permite que companhias se destaquem e ofereçam valor agregado a clientes. Estimamos que 15 mil linhas de embalagens farmacêuticas em todo o mundo necessitarão de serialização nos próximos cinco anos, e apenas cerca de 50% estão prontas para isso. Como a maioria dos medicamentos vendidos com receita na maioria dos países serão regidos por legislações que exigem a serialização como requisito mínimo, o retorno sobre o investimento pode ser obtido não apenas nos mercados locais, mas também globalmente”, opina Mario Simard, Diretor da Gestão da linha de produtos da OPTEL Canadá.

A tecnologia OPTEL agora desenvolvida no Brasil também vai ao encontro das novas políticas e tecnologias de rastreabilidade de medicamentos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) é o sistema que executará rastreabilidade de todo medicamento produzido e vendido no Brasil. A lei foi publicada em dezembro de 2016, a partir de alterações de legislação de 2009. O texto estipula que até 2021 a implementação completa deve acontecer no país, onde algumas empresas selecionadas já iniciarão lotes-piloto cujos dados serão analisados pela Anvisa. Entre os benefícios oferecidos pela tecnologia de rastreabilidade, está o controle mais eficiente dos riscos na cadeia de medicamentos, além de apontar possíveis alterações de qualidade e coibir roubo de cargas.

Transparência e compromisso social

Fundada em 1989 na cidade de Quebec, no Canadá, a OPTEL ajuda a garantir a segurança de uma infinidade de produtos. A trajetória de sucesso da companhia é traduzida por suas ações e números: são mais de 950 funcionários em todo o mundo, quatro unidades internacionais e mais de 3.500 sistemas instalados em todo o planeta. A OPTEL possui unidades fabris no Canadá, Irlanda, Índia e Brasil, e uma rede de atendimento em mais de 20 países.

As atividades da companhia no Brasil têm como intuito ir além das fabricação e comercialização de equipamentos de alta tecnologia. Amanda Sylan Neves, gerente de Operações para América Latina, explica que a OPTEL é uma empresa com certificação B Corp desde maio deste ano, ou seja, está inclusa em um grupo de corporações que lideram um movimento global de transparência e inclusão social, composto de mais de 130 indústrias em 50 países.

Apoiando diversas causas mundialmente, a companhia doa 2% dos lucros anuais a organizações que fazem diferença na vida de pessoas em situação de risco, principalmente crianças em situação de vulnerabilidade social. Também possui políticas de consumo de energia e garante que de 50% a 74% dos materiais usados para a fabricação são ou reciclados, renováveis ou selecionados com critérios ambientais. “Em Campinas, esse ciclo positivo de nossa atividade industrial já começou”, explica Neves. “Uma das primeiras políticas que já implantamos é a prioridade a fornecedores locais, fortalecendo o elo econômico e social com as áreas próximas de nossas instalações”.

Sobre a OPTEL GROUP

Por ser uma empresa com a certificação B, a OPTEL é fornecedora multinacional líder em sistemas de rastreabilidade, e sua missão é usar tecnologias inovadoras para criar um mundo melhor por meio do capitalismo responsável. As tecnologias e expertise renomadas da empresa garantem a qualidade dos produtos de saúde do consumidor e ajudam a impedir a falsificação de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos em todo o mundo. A OPTEL também está adaptando suas tecnologias para criar eficiências em vários outros setores: da saúde até a fabricação inteligente, todos podem beneficiar-se da rastreabilidade global.
A expertise da OPTEL permitirá que vários setores meçam, inspecionem, controlem e rastreiem uma série de elementos para melhorar a qualidade e fazer um uso melhor dos recursos.

http://www.optelgroup.com/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores