segunda-feira , 15 agosto 2022
Capa » Home » Evonik investe em nova fábrica de lipídios para terapias com base em mRNA
Evonik investe em nova fábrica de lipídios para terapias com base em mRNA
Divulgação Evonik

Evonik investe em nova fábrica de lipídios para terapias com base em mRNA

Evonik, uma das maiores fornecedoras mundiais de tecnologias de liberação de fármacos, está construindo uma unidade de produção altamente flexível, de escala global, para lipídios farmacêuticos nos Estados Unidos.

A nova unidade, situada no parque químico da Evonik em Tippecanoe, Lafayette, Indiana, deverá posicionar o Grupo para o seu crescimento futuro em inovadoras terapias baseadas em mRNA, para além das vacinas para a COVID-19, além de reforçar o seu papel de liderança como parceira estratégica de empresas farmacêuticas inovadoras no mundo inteiro.

A construção será iniciada no começo de 2023 e a planta está programada para entrar em operação em 2025. O investimento na fábrica de lipídios contribuirá para a criação de mais de 80 empregos com altíssimo nível de qualificação na região de Lafayette.

O investimento total é de US$220 milhões. O Governo dos EUA financia as instalações com a quantia de US$150 milhões por meio da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico Avançado (BARDA), anexa à Secretaria Adjunta de Prontidão e Resposta do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. A BARDA promove o desenvolvimento avançado de contramedidas médicas em resposta a ameaças contra a segurança da saúde no século XXI e o apoio coordenado de contratação com o suporte da Secretaria Executiva do Programa Conjunto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Departamento de Defesa (JPEO-CBRND) dos EUA. Suporte adicional será fornecido pelas entidades Indiana Economic Development Corporation, Greater Lafayette Commerce e Duke Energy.

A linha de negócios Health Care da Evonik, empresa de especialidades químicas sediada em Essen, Alemanha, atua como principal fornecedor integrado de produtos e tecnologias para medicamentos que têm como base o mRNA. A Evonik vem abastecendo as principais empresas farmacêuticas mundiais com os lipídios necessários para uso com os ingredientes ativos do mRNA (ácido ribonucleico mensageiro). Os lipídios são componentes críticos na formulação de terapias com ácido nucleico.

Durante a pandemia do coronavírus, a Evonik fez uma contribuição essencial ao fornecer os lipídios para a vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 e às campanhas de vacinação mundiais. O mRNA atua como portador de informações genéticas nas células. Ele pode ser projetado para uma ampla variedade de aplicações farmacológicas. As vacinas de mRNA, por exemplo, ‘ensinam’ as células a produzir uma proteína que vai desencadear uma resposta imune. 

“Com esse investimento na produção de lipídios, estamos ampliando ainda mais a nossa posição de liderança no mercado global e, especificamente, reforçando o nosso negócio de Health Care”, conta o CEO da Evonik, Christian Kullmann. “Essa atividade serve de apoio à nossa transformação estratégica na ‘Next Generation Evonik’, contribuindo com soluções de valor agregado e perfis ambientais e socioeconômicos superiores para os nossos clientes”.

O parque industrial de Tippecanoe, em Indiana, foi o local escolhido pela Evonik para sediar esse projeto em razão da infraestrutura existente, da mão de obra altamente qualificada e da pronta disponibilidade das tecnologias necessárias. Tippecanoe é um dos maiores parques produtivos do mundo para ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) e o segundo maior da Evonik nos EUA, com cerca de 650 colaboradores. A Evonik é uma das maiores fabricantes de IFAs e concentra seus esforços na fabricação em grande escala de fármacos de alta potência e IFAs baseados em químicas complexas que exigem síntese multietapas. 

“O Governo dos EUA está satisfeito por participar desses esforços de expansão da base industrial a fim de aumentar a produção de matérias-primas para aplicação em vacinas de mRNA”, diz Nicole Kilgore, Vice-Diretora Executiva do Programa Conjunto (JPEO) para Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CBRN, na sigla em inglês).

“A ampliação estratégica da Evonik em Tippecanoe é uma notícia fantástica para a região Greater Lafayette inteira”, disse Scott Walker, presidente e CEO Greater Lafayette Commerce. “A cidade de Shadeland, Lafayette, West Lafayette, município de Tippecanoe; a Purdue Research Foundation e o Greater Lafayette Commerce apoiaram esse esforço e estão não só muito satisfeitos pelos empregos de alto valor que serão criados, mas também com o importante papel que o novo Lipid Center of Excellence vai desempenhar na prontidão do nosso país em relação à disponibilidade de vacinas”.

Ao ampliar a produção de lipídios especiais, a Evonik está reforçando o portfólio de soluções de sistemas de liberação avançada de fármacos da divisão Nutrition & Care. A divisão pretende aumentar a participação de soluções de sistemas dos atuais 20% para mais de 50% até 2030.

“Como parceira estratégica de empresas farmacêuticas e de biotecnologia, estamos usando as novas instalações para apoiar nossos clientes no desenvolvimento de fármacos baseados em ácido nucléico até à fase de comercialização. Essas novas terapias são o futuro”, afirma Thomas Riermeier, responsável pela linha Health Care da Evonik. “Também estamos avaliando uma ampliação adicional dos nossos serviços de formulação e capacidade de scale-up, consolidando, dessa maneira, nossa posição de liderança como fornecedor end-to-end”. A

formulação farmacêutica é um processo multietapas de mistura do ingrediente farmacêutico ativo com todos os demais componentes.

As novas instalações multiuso permitirão a produção rápida e flexível de uma variedade de lipídios. Esses serão usados em aplicações futuras da tecnologia mRNA para o controle de doenças infecciosas, imunoterapia do câncer, substituição de proteínas e terapia genética. Além disso, as novas instalações asseguram o rápido e amplo fornecimento de lipídios conforme necessário no caso de uma futura pandemia.

Os lipídios, moléculas que constituem as estruturas de células vivas, são críticos na produção de fármacos baseados em mRNA. O mRNA é encapsulado em uma nanopartícula lipídica (LNP) composta por lipídios específicos. A LNP protege o mRNA e o deposita em segurança na célula, onde ele é liberado. As LNPs são o sistema de liberação de fármacos mais avançado que existe e tiveram ampla aceitação mundial no combate à COVID-19 em razão de sua versatilidade. 

A Evonik reconheceu o potencial das abordagens terapêuticas genéticas desde o princípio e investiu nessa tecnologia já em 2016, com a aquisição da empresa canadense Transferra Nanosciences. Os laboratórios da Evonik em Vancouver têm como foco o desenvolvimento de formulações de fármacos parenterais com base em lipídios, incluindo as LNPs e os lipossomas. A empresa ampliou o seu portfólio em 2020 com a aquisição da Wilshire Technologies, fabricante americana de excipientes de origem vegetal para a indústria farmacêutica. Excipientes são ingredientes farmacologicamente inativos e, como no caso dos lipídios, podem exercer função essencial em ajudar os IFAs a atingir o seu destino no corpo. 

Como parceira da indústria farmacêutica, a Evonik lidera o setor de liberação avançada de fármacos já faz décadas. A empresa apoia as farmacêuticas no mundo inteiro com serviços abrangentes para o desenvolvimento e a fabricação de fármacos parenterais e orais complexos.

Mais informações

www.evonik.com/mrna

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores