quinta-feira , 26 maio 2022
Capa » Água » BASF reforça sua responsabilidade no uso sustentável da água

BASF reforça sua responsabilidade no uso sustentável da água

Inovações garantem melhor gestão da água seja na fabricação ou em sua vida útil, em setores como agricultura, tintas e limpeza doméstica

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Água (22/3), importante recurso natural em seus mais diversos usos para a manutenção da sociedade, a BASF destaca as ações realizadas em prol da proteção desse insumo necessário para o nosso dia a dia. A empresa está comprometida com o uso responsável da água ao longo de toda a cadeia de valor e, especialmente, nos locais de captação próximos as unidades de produção. A companhia estabeleceu metas globais para a gestão do recurso em áreas propensas à escassez hídrica até 2030.

A utilização sustentável da água inclui o abastecimento, utilização e reutilização e a devolução para o meio ambiente, além da redução dos impactos. Uma das preocupações que seguem no holofote da BASF são as nascentes onde a empresa possui unidades de produção. A companhia, desde 2010, junto com a Secretaria Municipal da Agricultura de Guaratinguetá, desenvolveu o Projeto Produtor de Água. A ação já foi responsável pela recuperação de 54 nascentes, promoveu a compra e instalação de 44 fossas sépticas e o plantio de 73 mil mudas em 98 hectares. Apenas em 2021, o projeto beneficiou 67 produtores rurais, que incorporaram práticas que melhoraram a infiltração da água no solo, reduziram a erosão e o assoreamento de rios e favoreceram a biodiversidade local.

Outra iniciativa neste sentido é a Reserva Suvinil, uma Área de Preservação Permanente (APP) com 30 hectares de Mata Atlântica, localizada dentro do Complexo de Tintas e Vernizes da BASF, em São Bernardo do Campo (SP). Em estudo realizado pela Fundação Espaço Eco foram encontradas cinco nascentes nessa área, o que contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Soluções de redução do consumo de água

As metas de sustentabilidade da BASF também se estendem a sua cadeia de valor, incluindo seus clientes, que cada vez mais demandam soluções sustentáveis para atender exigências dos mercados.

No caso da produção de tintas e vernizes, as unidades da BASF em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), registraram desde 2018 até hoje redução de 71 mil m3 de água consumida em função da alteração da tecnologia utilizada para refrigeração dos processos produtivos (de água para ar) e do saneamento realizado no sistema de distribuição da água. Estas ações contribuíram para uma economia de 20% do recurso e aumento da ecoeficiência das unidades. Em linhas gerais, a mudança de tecnologia consistiu em eliminar o circuito de água de resfriamento (torre de resfriamento) pela utilização do ar.

Desde 2020, a unidade localizada em Indaiatuba, no interior de São Paulo, responsável pela produção de catalisadores automotivos (dispositivo que reduz mais de 90% os poluentes produzidos pelos motores à combustão), também implementou um sistema de recirculação de água que gerou a economia de 242 toneladas de do insumo desde então.

Atenta às inovações disponíveis no mercado, a BASF investiu em pesquisa e inovou o conceito de lavar roupas, lançando um o ativo, Sokalan® HP 56, que atua como inibidor na transferência de cores. Além da praticidade, a inovação contribui para a sustentabilidade, diminuindo o consumo de eletricidade, água e tempo, já que permite a limpeza do mesmo volume de roupas em menos ciclos de lavagem.

Segundo estudo da Fundação Espaço ECO (FEE®), com a implementação do ativo é possível gerar uma redução de 20% no impacto ambiental com o uso de lava-roupas, diminuindo em 1.100 litros a quantidade de água consumida por ano, por residência. Essa economia anual de água equivale ao consumo diário de cinco pessoas ou 100 ciclos de uma lava-louça. O estudo considerou uma residência com 4 pessoas, que lava uma média de 8 quilos de roupas por mês, incluindo brancas, pretas e coloridas.

Já para economia de água na agricultura, a BASF conta com o xarvio®, sua marca global de agricultura digital. A solução FIELD MANAGER oferece, entre outras ferramentas de gestão de manejo — do plantio à colheita –, o Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, que utiliza drones para gerar mapas de infestação para aplicação localizada de herbicidas. Com isso, o agricultor faz o uso racional de recursos necessários para o controle de daninhas, economiza de tempo e colabora para uma agricultura cada vez mais sustentável. Na safra de soja 21/22, por exemplo, a economia de água chegou a 36 mil litros para cada mil hectares — ou seja, em média 60% -, além de diminuir o tempo de uso da máquina pulverizadora em 2 horas na mesma área.

A BASF está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 6 e 9, que buscam, respectivamente, assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos, e construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www. basf. com.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale com os gestores