sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Capa » Notícias » Estado investe e renova parque tecnológico do Regional do Baixo Amazonas

Estado investe e renova parque tecnológico do Regional do Baixo Amazonas

Mais de 60 equipamentos novos chegaram à unidade, entre eles 16 máquinas de hemodiálise novas. Aparelhos vão melhorar ainda mais o atendimento

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do Estado, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA) recebeu da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) 62 equipamentos novos, como parte da renovação do parque tecnológico da unidade. Além dos aparelhos, o Regional de Santarém também ganhou 50 novas poltronas e sete carrinhos de emergência.

“Vemos o HRBA como fundamental para o atendimento dos paraenses da região oeste e até de outros lugares do Estado e do país. O investimento da Sespa é para garantir que o serviço continue com a excelência de sempre. Assim, descentralizamos a assistência em saúde e permitimos que nossos pacientes recebam um serviço de qualidade por todo o Pará”, explicou o secretário de estado de saúde pública, Rômulo Rodovalho.

Entre os aparelhos entregues à unidade, estão um ultrassom, ventiladores mecânicos, desfibriladores com monitor, focos cirúrgicos auxiliares, aspiradores e monitores multiparamétricos. Além deles, há também 16 máquinas de hemodiálise que substituirão aparelhos antigos nos salões do hospital.

O HRBA possui atualmente 33 máquinas de hemodiálise, que realizam a filtragem do sangue para retirar líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. O serviço é referência e atende os pacientes de segunda a sábado, em quatro turnos.

“Nós temos alguns equipamentos em funcionamento, mas que já são antigos e que os fabricantes não fabricam mais peças e que, por isso, precisam dessa substituição. Em relação às máquinas de hemodiálise, estamos aguardando o técnico para a instalação e validação desses equipamentos. Quem ganha com tudo isso é o paciente, que vai ficar melhor assistido, com equipamentos mais tecnológicos e avançados”, afirmou o supervisor de engenharia clínica do HRBA, Heleson Guimarães Alho.

Os equipamentos e as mobílias já estão em fase de instalação nos setores. Além da substituição dos aparelhos, os profissionais da engenharia clínica da unidade realizam treinamentos com os colaboradores, sobre o funcionamento das novas máquinas.

O HRBA disponibiliza um parque tecnológico com um total de 3.096 equipamentos de atendimento em saúde.

“Para nós, é motivo de orgulho poder receber esse investimento e melhorar ainda mais o serviço que prestamos aos nossos usuários. Os novos equipamentos são fundamentais para manter o nível de excelência do HRBA e agradecemos ao Governo do Estado por entender a importância da nossa unidade e dar esse presente aos pacientes de toda a região oeste do Pará”, comemorou o diretor-geral da unidade, Rodrigo Vieira.

Serviço – O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores