sábado , 2 julho 2022
Capa » Notícias » Country manager de multinacional conta como trazer inovação para o ambiente de trabalho
Country manager de multinacional conta como trazer inovação para o ambiente de trabalho
Giovana Pacini. Divulgação Merz Aesthetics Brasil

Country manager de multinacional conta como trazer inovação para o ambiente de trabalho

Merz Aesthetics criou uma dinâmica para estimular a criatividade trazer soluções para problemas reais dentro da empresa

Inovação vem do latim “innovatio” e remete à ideia de criar algo novo – seja um produto ou comportamento. Hoje, inovar é vital para as organizações. “Não precisa ser uma mudança disruptiva. Uma pequena transformação com o foco em um processo interno pode trazer grandes benefícios para a empresa”, diz Giovana Pacini, country manager da Merz Aesthetics Brasil, uma das principais empresas de medicina estética do mundo.

Foi com essa ideia que nasceu o FutureLab, um laboratório que visa fomentar a criatividade dentro do ambiente organizacional e que teve a primeira edição no ano de 2020. Reunidos em grupos de três a cinco pessoas, os colaboradores da Merz Aesthetics Latam (Brasil, Argentina, Colômbia e México) foram desafiados a criar soluções para problemas reais da empresa. No total foram submetidos 27 projetos. Os cinco finalistas tiveram suas propostas implementadas com o apoio de um mentor da empresa e um consultor externo para potencializar os resultados. Ao final, as três melhores soluções foram reconhecidas com um prêmio.

De acordo com Giovana, o projeto foi importante não só para estimular a inovação, mas também para criar um ambiente colaborativo. “A dinâmica de escritório mudou por conta do home office e o projeto foi importante para movimentar e integrar as pessoas. Percebemos o quanto eles se envolveram para criar ideias que de fato trouxessem impacto positivo para a empresa. Além disso, foi interessante observar a formação de equipes multidisciplinares com pessoas de diferentes países”, comenta Giovana.

Ambiente receptivo

O colaborador é a peça-chave para a proposição e desenvolvimento de soluções dentro da empresa. No entanto, o ambiente deve ser receptivo e fomentar a criatividade. Na Merz Aesthetics, a inovação não somente é bem-vinda como também faz parte de um dos valores da empresa. “Costumo desafiar os colaboradores para que me tragam novas ideias e pensem fora da caixa”, afirma a country manager.

Para Giovana, uma organização que deseja criar um ambiente de inovação deve seguir alguns passos. “Primeiramente, não se deve boicotar ou criticar qualquer sugestão que seja feita por um colaborador. Em seguida, devemos estar cientes de que a inovação tem riscos e não podemos penalizar as pessoas envolvidas nessa atividade se eventualmente algo não for tão bem. Além disso, a forma como encaramos o insucesso é importante. Mesmo tentando e errando devemos aproveitar a oportunidade para refletir sobre o que podemos aprender com a situação” afirma.

Sobre Giovana Pacini

Giovana Pacini, Country Manager da Merz Aesthetics Brasil desde de 2020. Começou como Diretora de Marketing em 2016, depois assumiu a direção de Marketing da América Latina. Giovana atua na indústria farmacêutica desde 2009 e tem passagens por gigantes do mercado como a Eurofarma, Neoquimica e Galderma. À frente da operação da Merz Aesthetics no Brasil, Giovana teve papel de destaque na companhia durante a pandemia e recebeu certificação e recertificação do Great Place to Work® Brasil durante sua gestão. Giovana destaca como sua principal característica de líder estimular o alto nível de comprometimento de todos os colaboradores.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores