quarta-feira , 8 maio 2024
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Vagas – Stalkear: o novo segredo para impressionar em uma entrevista de emprego

Por Felipe Harmel 

Causar uma boa impressão durante uma entrevista de emprego depende de uma equação equilibrada entre as habilidades técnicas, comportamentais e o nível de conhecimento sobre a empresa contratante. Apesar de muito se falar sobre o a importância de estar preparado para a entrevista, poucos recrutadores indicam o que é preciso estudar e principalmente como obter essas informações. Afinal de contas, como stalkear a empresa para se destacar em um processo seletivo?

Stalkear é uma gíria adotada por nós, brasileiros, que deriva da palavra em inglês stalker, que significa perseguidor. O verbo criado por nós é usado para designar a ação de pesquisar a fundo a vida de uma pessoa online. Apesar de ser uma palavra usada no vocabulário informal, o hábito de se stalkear está cada dia mais comum e deve ser adotado pelos candidatos que estão participando de um processo seletivo.

Esse processo precisa começar nos meios tradicionais da empresa. Assim que receber a proposta de entrevista, o candidato deve entrar no site e redes sociais da marca. Nesses ambientes, deve colher informações sobre o histórico, o que ela faz, em que mercados atua, qual seu posicionamento estratégico, público alvo, produtos, serviços, missão, visão e valores. Ambientes de comunicação onde a marca fala de si mesma são os mais indicados para descobrir o posicionamento e a cultura organizacional.

Depois de varrer cada cantinho de informação dentro dos canais oficiais, está na hora de olhar para fora e pesquisar sobre a marca em meios não tradicionais. Ou seja, informações que circulam no ambiente externo e que não controladas pela companhia. Quais as últimas notícias da empresa na imprensa? O que está acontecendo nos principais mercados de atuação? Existe algum acontecimento nacional ou internacional que impacte o mercado em que ela atua?

O objetivo principal dessa pesquisa é criar familiaridade e sintonia entre o candidato e a empresa. Conhecer o mercado de atuação, os valores e a visão de crescimento da marca são o início de um relacionamento entre candidato e empresa – e todos sabem que essa identificação com o propósito é indispensável para o sucesso na carreira.

Quando a lição de casa é bem-feita, o candidato consegue reunir informações valiosas que devem ser usadas para contextualizar as suas respostas durante o processo seletivo. Por exemplo, identificar os planos de crescimento e expansão ajuda o candidato a responder a típica pergunta: “por que você deve ser contratado?”.

Sempre que estou à frente de um processo seletivo, ajudo os candidatos a encontrarem informações relevantes que os coloquem na direção correta. É uma falta muito grave aparecer no processo seletivo sem saber nada sobre a vaga ou a empresa. Demonstra desinteresse e faz o recrutador achar que está perdendo tempo. Esse tipo de atitude prejudica não só a imagem do candidato, como também do consultor que indicou para a vaga uma pessoa despreparada.

À medida que o candidato for evoluindo no processo seletivo, o nível e aprofundamento das pesquisas deve aumentar. Procurar sobre a concorrência e marcar um café com conhecidos que trabalham na empresa, pode ser um segundo ou terceiro passo de um bom stalker. Comparecer em um processo seletivo mostrando que acompanha a empresa e demonstrando interesse em fazer parte do quadro de funcionários, conta muitos pontos a favor do candidato, por isso, não economize tempo nessas pesquisas.

Por fim, caso tenha alguma informação que ache relevante saber e que não encontrou em nenhuma fonte, pergunte durante o processo. Muitas pessoas parecem ter medo de fazer perguntas para o entrevistador, no entanto, mal sabem elas que perguntas inteligentes e profundas são muito bem vistas e contam pontos na entrevista.

Lembre-se ainda que a vaga precisa fazer sentido para a sua trajetória profissional e deve estar alinhada com os seus valores e projetos. Fazer bem a lição de casa é fundamental para que você se destaque, além de fazer com que você se diferencie de quem está concorrendo com a sua vaga, afinal, conhecimento é poder.

Acredite em mim, quando a empresa sente que você já está interessado por ela desde o início, a chance dela se interessar e investir em você é muito maior.

Boa sorte e boas pesquisas!

Felipe Harmel é headhunter da Yoctoo especializado no recrutamento de T.I, formado em administração de empresas e pós-graduado em Gestão e Governança de Tecnologia.

Sobre a Yoctoo – Fundada em 2015, a empresa nasceu a partir da oportunidade de atuar de maneira especializada e dentro do nicho de tecnologia. Além da seleção de talentos para cargos de gestão e especialistas, a Yoctoo oferece mapeamento de mercado, onde desenvolve análises sobre as estruturas organizacionais, dispõe também de ferramentas de assessment, para avaliação de perfil pessoal, técnico e potencial. O maior diferencial são as entregas personalizadas, afinal cada projeto é único. A empresa está apta a recrutar candidatos por todo o Brasil. No exterior, a Yoctoo já seleciona para vagas em toda a América Latina. Entre os setores que já confiam no trabalho da consultoria para recrutar vagas em tecnologia e digital, podemos destacar grandes indústrias nacionais e multinacionais, empresas de comércio eletrônico, bancos, farmacêuticas, entre outros segmentos.

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