terça-feira , 30 abril 2024
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Torrent apoia campanha Purple Day em caminhada na Paulista

Torrent apoia campanha Purple Day em caminhada na Paulista

A Torrent do Brasil, empresa multinacional que vem se tornando uma das principais indústrias farmacêuticas do mundo, será um dos patrocinadores da caminhada na Avenida Paulista em São Paulo, no dia 31 de março, último domingo do mês, como parte das ações do Purple Day (Dia Roxo), oficialmente celebrado no dia 26, num esforço internacional de conscientização sobre a epilepsia.

Com previsão de 2 horas de duração, a caminhada começará no Parque Mário Covas a partir das 9 horas e percorrerá toda a avenida. Aberta a todos que quiserem participar, se possível, usando camisetas e acessórios na cor roxa, a caminhada é organizada pelo projeto Viva com Epilepsia, e seu objetivo é proporcionar interação entre pacientes, familiares e conhecidos de quem convive com esta condição de saúde.  Durante o caminho, a organização distribuirá água, balões de gás e material informativo no intuito de levar as informações necessárias para que a epilepsia saia das sombras e acabe com o estigma e preconceito que carrega.

Dirigido pelo matemático Eduardo Caminada Junior, de 47 anos, que tem epilepsia desde os 3 anos e embaixador do Purple Day no País, onde mantém o www.vivacomepilepsia.org, o projeto visa desmistificar a epilepsia e promover seus tratamentos no Brasil e no mundo, por meio de eventos, cursos e palestras, envolvendo profissionais da educação, da saúde, familiares e estudantes de escolas públicas e privadas em todo o País. “Nossas palestras tratam das questões abordadas no meu livro “Viva com Epilepsia”, e mostram como viver com o problema sem estar desligado da vida na maneira mais literal da palavra, além de temas relacionados à causa”, afirma Eduardo.

Início

O Purple Day foi fundado em 2008 por uma garota canadense de 9 anos, Cassidy Megan, motivada por sua própria luta contra a epilepsia e os preconceitos contra os pacientes. Cassidy escolheu a cor roxa para representar a epilepsia por causa da flor de lavanda, frequentemente associada à solidão e que representa a sensação de isolamento que muitas pessoas têm com a doença. A ideia é mostrar que elas não estão sozinhas.

Em 2009, o Purple Day foi lançado internacionalmente e muitas organizações passaram a participar e patrocinar o evento.  No Brasil o movimento começou em 2011, com algumas atividades isoladas, utilizando principalmente as redes sociais para falar sobre a doença, e foi crescendo com os anos, atraindo o interesse de profissionais da área da saúde, interessados na causa, empresas e em especial familiares, amigos e pessoas com epilepsia. Hoje o evento acontece em várias cidades brasileiras, atingindo todas as regiões do país.

 

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