sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Boas Práticas » Tecpar analisa qualidade de álcool para revendedores
Tecpar analisa qualidade de álcool para revendedores
Divulgação Tecpar

Tecpar analisa qualidade de álcool para revendedores

Além de produzir álcool antisséptico para fornecer para o Governo do Estado, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oferece análises de teor alcoólico para empresas que vendem álcool em gel ou líquido poderem confirmar se o produto tem o percentual de álcool recomendado para ser antisséptico, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor-presidente Jorge Callado explica que o instituto está reforçando sua atuação em frentes de trabalho específicas, que se somam às iniciativas governamentais de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Além de produzir o álcool antisséptico para o Governo do Estado, o instituto mantém os seus laboratórios de ensaio em pleno funcionamento, colocando suas competências à disposição dos empresários que buscam a qualidade de seus produtos”, destaca Jorge Callado.

EFICÁCIA – A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão, diz que desde o início da pandemia do coronavírus a demanda por este tipo de ensaio intensificou. Segundo ela, alguns clientes têm solicitado essa análise alegando desconfiar do odor forte do produto e, em outros casos, a desconfiança é baseada na baixa viscosidade.

“A reprovação do ensaio de teor de álcool pode indicar que o produto não é eficaz na eliminação de microrganismos, tal como na prevenção do coronavírus. A consequência é a pessoa imaginar que está protegida, e se contaminar ao tocar o próprio rosto, olhos e nariz com as mãos”, alerta Daniele.

ALERTA – Segundo a Anvisa, é preciso ficar atento na hora de comprar o álcool líquido ou em gel, e não adquirir produtos sem rótulo. A embalagem deve apresentar, de maneira legível, o nome do produto e do fabricante, incluindo responsável técnico, data de fabricação e de validade, composição, conteúdo, modo de uso, precauções, armazenamento e número da autorização de funcionamento (AFE). Também é possível entrar no site da Anvisa para verificar se aquela empresa é autorizada a funcionar e fabricar o item.

Para os comerciantes, uma dica para evitar transtornos é solicitar ao fornecedor o certificado de análise que garante o teor de álcool do produto. Em caso de dúvidas ou reprovação após análise técnica, o comprador pode informar aos canais de denúncia da Vigilância Sanitária do município ou ainda à Polícia Civil, pelo telefone (41) 3883-7100 ou pelo e-mail [email protected].

SERVIÇO – A determinação do teor de etanol em álcool em gel 70%, bem como as demais formulações de antisséptico autorizadas pela Anvisa, é realizada pelo Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente.

As empresas interessadas podem entrar em contato com o Tecpar pelo telefone 0800 6451 725 ou pelo email [email protected]. O tempo médio dos resultados é de até cinco dias úteis.

O Tecpar faz diversos tipos de ensaios que avaliam a conformidade de produtos e matérias-primas, atendendo empresas públicas e privadas. Os laboratórios têm reconhecimento de suas competências com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, registrados e credenciados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, habilitado na Anvisa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores