sábado , 27 abril 2024
Capa » Notícias » Seminário em Brasília discute a produção e uso de biossimilares no Brasil

Seminário em Brasília discute a produção e uso de biossimilares no Brasil

Evento é organizado pelo Grupo FarmaBrasil em parceria com o Ministério da Saúde.

Com o objetivo de debater experiências internacionais no uso de biossimilares no mundo e a pesquisa e produção dessa categoria de medicamento no Brasil, o GFB organizou o seminário: “Biossimilares – Construindo o futuro no Brasil”, em parceria com o Ministério da Saúde. O evento acontece nesta quarta-feira (1/8), a partir das 8h45, em Brasília, no hotel Grand Mercure.

Doenças reumatológicas, câncer e esclerose múltipla são algumas das doenças que podem ser tratadas com biossimilares, medicamentos de novíssima geração feitos a partir de organismos vivos. “O acesso pela população brasileira a medicamentos de maior complexidade é uma nova realidade com a produção de Biossimilares no Brasil. Debater a importância e aprofundar a compreensão sobre o tema será um dos grandes objetivos deste evento”, esclarece Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil (GFB), que reúne os laboratórios farmacêuticos nacionais que investem nesse tipo de inovação.

Dentre os palestrantes estão profissionais internacionais e nacionais como médicos e farmacêuticos, que versarão sobre experiências no que diz respeito à substituição e ao comércio de medicamentos biossimilares na Europa, além das estratégias educacionais e esforços para compartilhar evidências e garantir segurança e eficácia em longo prazo para biossimilares. “A Noruega conduziu o primeiro estudo robusto sobre a substituição do biológico originador e o biossimilar que embasou a tomada de decisão sobre o fornecimento de produtos aos pacientes”, diz o palestrante da primeira mesa, Steinar Madsen, médico diretor da Norwegian Medicines Agency.

Os eventos sobre biossimilares, promovidos pelo Ministério da Saúde em parceria com o Grupo FarmaBrasil, foi pensado para atender à demanda do Congresso Nacional para discussão e formulação da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde e à publicação da Portaria nº 1.160 (de maio de 2018) que institui Grupo de Trabalho para este fim. O objetivo é auxiliar o Ministério da Saúde na construção da Política mencionada; em especial, discutir questões sobre a substituição entre produtos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores