sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » Sanofi cria rede de aprendizagem colaborativa entre os colaboradores

Sanofi cria rede de aprendizagem colaborativa entre os colaboradores

Agenda de treinamentos realizados pelos próprios funcionários dissemina conhecimento existente na organização.

São Paulo, 22 de agosto de 2019 – A Sanofi, maior multinacional farmacêutica do mercado brasileiro, criou uma rede de aprendizagem colaborativa para a troca de conhecimentos entre funcionários de todas as áreas da empresa. Batizada de Arena do Saber, a iniciativa é liderada pela área de Recursos Humanos e abrange capacitações de temas como Técnicas de Entrevistas, Fundamentos de Finanças, Transformação Digital, Comunicação para Líderes, Metodologia Agile, Conversas Empáticas, entre outros.

O projeto identifica funcionários que dominem determinado tema, independente de nível hierárquico, e convida esses colaboradores a atuarem como facilitadores na transmissão desse conhecimento para outros colegas. “A Arena do Saber nasceu do nosso foco em cooperação transversal, que é uma competência valorizada pela Sanofi, combinada com a construção de uma cultura de aprendizagem em rede, onde todos podem aprender e ensinar alavancando os saberes que existem na organização. Para os facilitadores, o projeto é uma oportunidade de desenvolvimento e uma forma de darem o exemplo da cultura de colaboração que estamos construindo”, comenta o diretor de Recursos Humanos, Pedro Pittella.

Como os facilitadores dos cursos não são profissionais de treinamentos, a área de Recursos Humanos apoiou os funcionários no desenho dos programas de forma mais apropriada ao processo de aprendizagem e realizou uma capacitação sobre facilitação para ajuda-los a aprimorar suas habilidades na condução dos treinamentos. Além disso, os treinamentos foram dimensionados em formato de curta duração, geralmente de até meio período, para as sessões serem dinâmicas e objetivas e para não impactar a agenda dos facilitadores, reduzindo o risco de cancelamentos em função de outros compromissos.

Para o projeto piloto, em andamento de maio a agosto, foram abertas 264 vagas. “Tivemos 60% das vagas preenchidas nas primeiras 24 horas. Praticamente, todas as turmas estão cheias, algumas têm até lista de espera”, comemora Pittella. Algumas sessões foram transmitidas também pela web para incluir todos os interessados.

Para a próxima temporada da Arena do Saber, a área de Recursos Humanos estuda novos temas e formatos e a ampliação do alcance dos cursos de forma virtual, com transmissão digital ao vivo e gravações para acolher ainda mais participantes

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores