sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » Roche celebra avanços na igualdade de gênero no mês da mulher

Roche celebra avanços na igualdade de gênero no mês da mulher

Farmacêutica tem mais de 60% de mulheres atuando em posições de liderança e fomenta políticas de equidade e conquistas no ambiente de trabalho, mas não quer saber de “dever cumprido”

Março de 2022 – Segundo relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2020, embora cada vez mais mulheres estejam ocupando cargos importantes no setor farmacêutico, a presença delas no mercado é 20% menor do que a dos homens. Uma pesquisa da ONU Mulheres indica que o PIB poderia crescer 26% se mulheres ocupassem mais posições de liderança, em igualdade com os homens. No mês das mulheres, a Roche Farma Brasil reforça o compromisso com a equidade de gênero e com a promoção de um ambiente cada vez mais diverso e celebra o avanço da companhia, com o desejo de evoluir para contribuir cada vez mais com a jornada feminina.

Atualmente, o público feminino ocupa mais de 50% do quadro geral de colaboradores da companhia. Na operação, cerca de 60% das posições de liderança na companhia são ocupadas por mulheres. O comitê executivo da Roche Farma Brasil conta com 13 executivos que compõem a liderança sênior, e destes, 5 (38%) são mulheres. Entre as metas globais da Roche estão aumentar a porcentagem de mulheres em cargos de lideranças-chave e nos intercâmbios em países em que a companhia opera.

Para Sarah Chaia, Diretora do Departamento Jurídico, Parcerias Sustentáveis, Responsabilidade Social e Sustentabilidade & Compliance Officer, e líder do Comitê de Sustentabilidade da Roche Brasil, os números são a prova de que a companhia vem ganhando em representatividade feminina, com mulheres que atuam em nome da empresa em diferentes estruturas e times internos. “Temos orgulho desse retrato e dos avanços na promoção da equidade de gênero dentro da organização”, afirma a executiva. “Porém, reconhecemos que ainda existem desafios e que é possível ir além e promover ainda mais transformações para alcançarmos resultados que garantam um ambiente cada vez mais igualitário.”

Para seguir em uma jornada de avanços, a Roche atua por meio da JOIN – Journey, Opportunity & Inclusive Network, frente de Equidade de Gênero que também conta com a liderança da executiva para, além de funcionar como uma rede de troca de informações, entender o panorama da companhia e do mercado, buscando implementar ações que garantam e ampliem a equidade de gênero na companhia. Desde 2019, a Roche reforçou seu posicionamento sobre a importância da diversidade nos negócios participando, por exemplo, de ações estratégicas para o tema, como o Movimento Mulher 360, que atua pelo desenvolvimento econômico do público feminino, dos 7 Princípios do Empoderamento Feminino e da Igualdade de Gênero da ONU Mulheres.

Em 2020, a companhia desenvolveu um piloto de Programa de Mentoring para Mulheres para trabalhar a questão da equidade de gênero nas posições mais sêniores da empresa, com foco em desenvolvimento por uma trilha de aprendizado e uma curadoria de conteúdo. Além disso, desde 2020 a Roche faz parte da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, idealizada pelo instituto Avon e em parceria com a ONU Mulheres e a Fundação Dom Cabral. O movimento tem como propósito mobilizar as empresas para cultivar ambientes corporativos seguros para mulheres, colaborar para o fim do assédio sexual e moral no ambiente de trabalho, bem como fornecer apoio às mulheres em situação de violência de gênero nas corporações e em suas cadeias de valor, contribuindo para a construção de uma sociedade livre de agressão. A empresa organizou, ainda, o Woman Experience, voltado para jovens mulheres em início de carreira, a fim de oferecer uma experiência para que elas conhecessem a Roche e pudessem se conectar ao propósito e às pessoas e participar do processo de seleção Roche Youth Connection e, recentemente, idealizou o Programa JUNTAS, um espaço exclusivo para mulheres, para reflexão, desenvolvimento e acolhimento, com foco na autoconfiança e em comportamentos individuais importantes para que as mulheres progridam em suas carreiras.

Novas líderes

Duas líderes da Roche Farma Brasil são recém-chegadas ao conselho diretivo. Gabriela Spencer assumiu em outubro de 2021 a liderança da DASO – Data & Analytics Solution Organization, setor responsável por desenvolver estratégias e criar uma cultura de tomada de decisões de negócio orientada por insights, gerando valor a partir dos dados. A executiva atua há mais de 16 anos em Analytics & Insights para a indústria farmacêutica, com projetos no Brasil e na América Latina. “Empoderar mulheres para realizarem suas aspirações é algo que acontece diariamente na Roche. Fazemos isso investindo em um ambiente cada vez mais igualitário, contribuindo para influenciar o ecossistema na mesma direção. Me sinto muito honrada em fazer parte desse cenário”, diz.

No mesmo período, Michelle França assumiu o papel de diretora médica da empresa. A endocrinologista de formação liderou a reestruturação de times e a criação de novos modelos de atuação junto aos clientes, durante a jornada de transformação da companhia. “Já atuei em diversas posições na Roche e valorizo o compromisso da companhia com a equidade. A diversidade contribui para uma liderança inovadora, com igualdade de oportunidades a todos, sem barreiras”, indica Michelle.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores