domingo , 28 abril 2024
Capa » Notícias » Quadro de colaboradores de indústrias se torna mais diverso com chegada de imigrantes

Quadro de colaboradores de indústrias se torna mais diverso com chegada de imigrantes

Venezuela, Paraguai, Haiti, Colômbia, Senegal e Bangladesh. Os quadros de colaboradores de muitas indústrias têm se mostrado cada vez mais diversos ao abrigar profissionais dos mais variados países, etnias e costumes. Segundo dados do Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra) o Brasil tem mais de 65 mil pessoas já reconhecidas como refugiadas e mais de 60% delas têm idade entre 20 e 39 anos – em plena capacidade produtiva.

O venezuelano Eduardo Guilhermo é um deles. Chegou no Brasil com a esposa e três filhos em 2016 em busca de melhores oportunidades, já que a Venezuela vive forte recessão econômica e com muitas dificuldades sociais. No país de origem, Guilhermo já tinha trabalhado como propagandista de uma farmacêutica, realizando visitas a médicos, farmácias e distribuidoras de medicamentos. “Gosto da dinâmica do meu trabalho e quando vi que aqui no Brasil poderia trabalhar com algo que eu já me identificava, foi muito legal. No início teve a barreira da língua, mas hoje vejo que meu sotaque carregado acaba sendo um diferencial”, diz. O venezuelano atua há dois anos como propagandista da Prati-Donaduzzi em Recife (PE).

História diferente, mas que também carregam na essência novas oportunidades tem o casal Lina e Daniel. Ela, colombiana, e ele, chileno, foram atraídos para o Brasil pelo curso de Engenharia Química ofertado pela Unila, Universidade Federal da Integração Latino Americana. Se conheceram na faculdade em Foz do Iguaçu (PR) e resolveram fazer estágio na farmacêutica Prati-Donaduzzi, em Toledo (PR). O desempenho foi tão bom que assim que finalizaram o estágio, tiveram contratação imediata. “Nós viemos para estudar, sair da zona de conforto. Nos conhecemos na faculdade e nos apaixonamos. Hoje nós dois ocupamos cargo de analista de processos. Depois da língua, a saudade da família ainda é o grande desafio que enfrentamos”, explica a colombiana.

Os primeiros imigrantes que a Prati-Donaduzzi recebeu e era formada por nove venezuelanos que foram encaminhados pelo exército brasileiro na Operação Acolhida, em 2019. A experiência foi tão positiva que a empresa abriu vagas para contratações de outras nacionalidades. Hoje, o número de imigrantes na farmacêutica é 433% maior. “Notamos que o índice de rotatividade no trabalho é menor se comparado aos brasileiros que aqui estão e que essa diversidade de língua, costumes e cultura é muito benéfica no trabalho. Além disso, muitos deles chegam aqui mais capacitados, com curso técnico e superior”, conta o diretor de Recursos Humanos, Diones Wolfart.

Acolhimento

Para dar suporte a esses profissionais que muitas vezes chegam sem nada ao Brasil, a farmacêutica criou o programa Prati Acolher. Com ele, o setor de Responsabilidade Social acolhe o colaborador, dando suporte e oferecendo mini oficinas de língua portuguesa. “Nós ajudamos esses colaboradores a encontrar a ajuda que necessitam, seja na embaixada solidária, escolas, igrejas, creches e outros serviços municipais e de assistência disponíveis”, explica a supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Fonte: Prati-Donaduzzi

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores