A primeira cidade a receber o plantio na região será Santa Rita de Caldas
Na última quarta-feira (14) teve o início do plantio de 100 mil mudas na região da Serra da Mantiqueira, no sul mineiro. A ação faz parte do projeto Raízes da União, iniciativa socioambiental da farmacêutica União Química, que em cinco anos irá plantar 1 milhão de mudas em Minas Gerais, Distrito Federal e em São Paulo.
“A saúde inclui diversos aspectos, inclusive a questão ambiental, fundamental na construção de uma sociedade saudável. O programa Raízes da União é nossa maneira de contribuir e queremos cada vez mais fortalecer laços, firmar parcerias e trabalhar para viabilizar as mudanças necessárias para garantir um futuro cada vez mais sustentável para as próximas gerações”, destaca Fernando de Castro Marques, presidente da União Química.
A Serra da Mantiqueira é essencial para a segurança hídrica do Brasil e na mitigação das mudanças climáticas. Mesmo com tamanha relevância a região tem sofrido com intervenções. Por isso a escolha do local para atuação do programa da farmacêutica União Química, que possui uma unidade industrial, além de um centro de distribuição e parque gráfico em Pouso Alegre, cidade próxima.
O início do plantio é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a ONG The Nature Conservancy Brasil (TNC).
Além da cidade de Santa Rida de Caldas, o programa Raízes da União irá atuar no reflorestamento de outras cidades da região mineira.