sábado , 27 abril 2024
Capa » Notícias » Procurando emprego? Confira dicas para não cair em golpes de vagas inexistentes

Procurando emprego? Confira dicas para não cair em golpes de vagas inexistentes

A cada minuto, são feitos dois golpes de oferta falsa de emprego. Houve um crescimento de 400% nos últimos meses, segundo a empresa de segurança digital PSafe

Golpes são uma forma de fraude e geralmente são cometidos por e-mail e, mais recentemente, também pelo WhatsApp. Os criminosos usam a identidade de pessoas ou empresas legítimas para ofertar vagas de emprego falsas. O objetivo é roubar dinheiro ou a identidade dos usuários, para poder aplicar outros tipos de golpes, invadir contas bancárias ou até mesmo fazer chantagem.

Os golpistas enviam milhões de mensagens por dia e utilizam materiais com mensagens elaboradas e atrativas, como ofertas de vagas de emprego, tais quais viram iscas para atrair os usuários que possam ser vítimas.

Separamos algumas dicas da diretora de recursos humanos da rede de farmácias Extrafarma, para ficar alerta com anúncios de vagas de emprego:

  1. Mensagens que não são endereçadas diretamente com o seu nome.
  2. Pagamentos de taxas e cursos como pré-requisito.
  3. Garantia de vaga mediante a conclusão de algum curso.
  4. Mensagens genéricas, que não citam o nome da cidade em que a vaga é ofertada ou possuem muitas informações ocultas.
  5. Mensagens que solicitam informações pessoais ou dados bancários. Uma empresa idônea jamais pedirá dados da sua conta como parte do processo seletivo ou exigirá qualquer tipo de pagamento como condição para o processo de candidatura.
  6. Mensagens com erros ortográficos ou gramaticais.
  7. Ofertas que parecem boas demais para serem reais.
  8. Procure o canal oficial da empresa para checar se a vaga ofertada está disponível.

“Não passamos nenhuma forma de orientação para melhorar o currículo ou fazemos indicação de treinamentos em nossos processos seletivos. Usamos apenas o LinkedIn, portal de vagas oficial e o Pandapé para divulgação de vagas”, explica Janaina.

Seja qual for a vaga, a orientação é procurar o canal oficial da empresa. Se você for vítima de um golpe, denuncie à autoridade policial local.

Sobre a Extrafarma

Há 60 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico com o propósito de dar acesso a saúde e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor. Com mais de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma.

Para encontrar a Extrafarma mais próxima, basta acessar site:

https://www.extrafarma.com.br/lojas/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores