quinta-feira , 25 julho 2024
Capa » Notícias » Preço dos remédios tem queda de quase 2,0% em outubro

Preço dos remédios tem queda de quase 2,0% em outubro

Anti-histamínicos alcançaram maior redução (36,32%), enquanto os antidiabéticos registraram menor baixa, de 0,79%; pesquisa feita pela Precifica envolve medicamentos de dez grupos distintos 

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce) apresentou queda de 1,94% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2022. Ao todo, foram monitorados dez medicamentos pertencentes a diferentes grupos e comercializados em seis redes farmacêuticas, com atuação por meio de e-commerce.Pela primeira vez em muitos meses, todos os remédios apresentaram queda e os anti-histamínicos tiveram diminuição recorde, de 36,32% – índice maior que a redução geral dos preços do mês. 

Na sequência, antissépticos nasais recuaram 25,94%; relaxantes musculares, 13,55%; hormonais, 8,73%; antigripais e antitussígenos, 5,58%; antiparasitas, 4,82%; analgésicos e antitérmicos, 3,52%; hipocolesterolêmicos, 2,41%; antialérgicos e broncodilatadores, 2,27%; e antidiabéticos, 0,79%. 

De acordo com o IPCA, divulgado pelo IBGE no dia 26 de outubro, o subgrupo “produtos farmacêuticos” teve aumento discreto de 0,02% na Região Metropolitana de São Paulo. A diferença é explicada pelo índice oficial ter como base uma quantidade muito maior de itens pesquisados, além de incluir serviços como preços dos planos de saúde, por exemplo. Os indicadores mostram que é preciso atenção e agilidade por parte das farmácias e drogarias na adequação dos preços. 

“Definitivamente, para estabelecer valores e promoções com maior precisão, ferramentas de pricing seguem como as melhores opções para os varejistas. Essa tecnologia tem a capacidade de realizar monitoramento em tempo real e analisar dados tanto internos quanto externos. Isso permite sugestão de preços atrativos para os clientes e rentáveis para as farmácias”, enfatiza o CEO da Precifica, Ricardo Ramos. 

Sobre a Precifica 

Criada em 2013, a Precifica é uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing. Por meio de seus serviços, traduz o comportamento do mercado em informações precisas, auxiliando varejistas, OTAs e indústrias a tomarem as melhores decisões de acordo com a concorrência, o consumidor e a demanda, definindo assertivamente suas estratégias de pricing. A empresa monitora mais de 1 bilhão de data points/mês, em mais de 1.200 sites, e conta com mais de 1.500 usuários em seis países da América Latina. Para mais informações, acesse: www.precifica.com.br. 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores