sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Capa » Notícias » Preço de medicamentos antissépticos subiu 16,38% em dezembro de 2022, aponta pesquisa da Precifica 

Preço de medicamentos antissépticos subiu 16,38% em dezembro de 2022, aponta pesquisa da Precifica 

Levantamento tem como objetivo medir a inflação de medicamentos comumente presentes no consumo de produtos farmacêuticos; o estudo monitorou nove categorias no e-commerce de seis grandes redes de farmácia na região metropolitana de São Paulo 

Pesquisa realizada pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, mostrou que o preço de medicamentos antissépticos nasais no e-commerce aumentou significativamente em dezembro de 2022. A categoria contou com alta de 16,38% em comparação com o mês de novembro. Por outro lado, os relaxantes musculares recuaram 8,37% e os analgésicos apenas 0,14%. O levantamento monitorou seis grandes redes de farmácia on-line com atuação na região metropolitana de São Paulo e nove categorias de remédios. A pesquisa é realizada todas às segundas-feiras pela Precifica. 

O mês de dezembro, inclusive, registrou variação geral de 1,12%. O IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no E-commerce) tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de medicamentos comumente presentes no consumo de produtos farmacêuticos. São eles: analgésicos, anti-hipertensivos, antigripais, antidiabéticos, antissépticos, anti-histamínicos, relaxantes musculares, anticoncepcionais e antiparasitas. 

Na sequência da alta dos preços dos antissépticos nasais estão os medicamentos anticoncepcionais, com 5,15%; os antidiabéticos, com 4,25%; e os antiparasitas, com 2,54%. As altas nos valores dos antigripais e anti-hipertensivos foram quase semelhantes, registraram 1,34% e 1,32%, respectivamente. Anti-histamínicos, por sua vez, foi a categoria que menos subiu, com 1,10%. 

A metodologia do IPM-COM consiste em seis etapas: levantamento de preços e classificação de produtos em nove categorias; coleta semanal e cálculo da mediana do preço de cada produto; classificação dos medicamentos por descrição comercial e agregação por média; cálculo dos pesos de cada medicamento na composição do índice com base na frequência relativa; cálculo do índice de cada categoria e agrupamento em um índice geral; compilação do índice em periodicidade semanal e mensal com cálculo da inflação, entendida como a variação percentual do índice em cada uma dessas periodicidades. 

A alta no preço dos antissépticos nasais pode ter origem em um aumento na demanda causada pela circulação de viroses e doenças respiratórias como a influenza (H3N2), que dentre os sintomas incluem a congestão nasal, relata Ricardo Ramos, CEO da Precifica. 

Categoria Variação Dezembro ante Novembro 
Analgésicos -0,14% 
Anti-hipertensivos 1,32% 
Antigripais 1,34% 
Antidiabéticos 4,25% 
Antissépticos 16,38% 
Anti-histamínicos 1,10% 
Relaxantes musculares -8,37% 
Anticoncepcionais 5,15% 
Antiparasitas 2,54% 
Geral 1,12% 

Fonte: Precifica. 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores