sábado , 18 maio 2024
Capa » Notícias » Pesquisa revela que 80% das empresas consideram o aumento do faturamento como maior desafio

Pesquisa revela que 80% das empresas consideram o aumento do faturamento como maior desafio

Estudo da Sponsorb foi realizado com líderes das maiores empresas brasileiras; objetivo era identificar os principais desafios e as tendências do mercado corporativo

A nova pesquisa da Sponsorb, empresa boutique de business performance, realizada com os principais líderes corporativos do Brasil, revelou que o maior desafio das organizações atualmente é o aumento do faturamento e da lucratividade. Cerca de 80% consideram que a maior dificuldade estratégica é a busca de novas linhas de receita e negócios, seja para aumentar o top line (faturamento, receitas incrementais, vendas), seja para melhorar o bottom line por meio do business performance.

O levantamento indica ainda que 90% desses executivos pretendem acelerar investimentos em tecnologia e digitalização para atingirem objetivos e superarem os desafios. A reinvenção dos negócios é o grande obstáculo identificado, com enorme foco no desenvolvimento de novos produtos e serviços centrados no cliente e baseados em tecnologia, digitalização e dados.

Nesse sentido, 87% dos entrevistados pretendem realizar mais investimentos em soluções de tecnologia, principalmente relacionados à inteligência de dados. Para isso, 40% dos respondentes declararam que vão investir mais de R$ 5 milhões em programas de inovação e transformação digital.

A maior parte afirma também que precisa amadurecer seu processo de digitalização. Menos de 15% consideram-se melhores que seus pares no tema.

“Após a pandemia, as organizações estão saindo da fase de transformação digital e caminhando para o ciclo de amadurecimento, em que há busca pela consolidação e aceleração dos aprendizados e de novos processos decorrentes da digitalização recente que, em muitos casos, foi forçada pelo contexto. Nesse momento de retomada, muitos se voltam para seus gargalos internos e começam a buscar alternativas”, explica Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente.

Quando se fala em objetivos estratégicos, a alta no desempenho segue no topo das metas. Aproximadamente 55% dos gestores afirmaram que o aumento de vendas e do faturamento são as principais buscas. O crescimento e a preservação da margem de lucratividade é a segunda opção mais visada pelos líderes, com cerca de 25%.

Por outro lado, liderança e cultura para a transformação são outros grandes desafios dentro das empresas, bem como o foco na experiência dos clientes. Na pesquisa, 42% dos executivos declararam que a jornada do consumidor é uma competência extremamente importante, seguida da aceleração de negócios (27%), da inteligência de dados (25%) e da transformação digital (23%).

“Os líderes entrevistados demonstraram foco no crescimento e na aceleração de seus negócios, apesar do momento volátil na economia global que afeta a situação dos negócios no Brasil (pós-pandemia, desafios nas cadeias de suprimentos, guerra na Ucrânia, inflação). No entanto, eles contam com perspectivas estratégicas positivas para os próximos anos, a despeito das pressões táticas em curto prazo. Seus principais objetivos estão associados à geração de receitas ou margens incrementais a partir do desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados com o apoio da digitalização, bem como em ganhos de eficiência e gestão”, analisa Moulin.

A pesquisa Sponsorb foi realizada durante o primeiro semestre de 2022 com líderes de mercados atuantes em algumas das maiores empresas do país. O levantamento envolveu 80% de executivos em nível gerencial ou superior e 45% em posições de C-level, VPs ou diretores.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores