domingo , 28 abril 2024
Capa » Notícias » Obra de laboratório de equivalência farmacêutica da Prati-Donaduzzi avança no Biopark

Obra de laboratório de equivalência farmacêutica da Prati-Donaduzzi avança no Biopark

Representantes da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi e do Biopark visitaram nesta sexta-feira, 29, a obra de instalação do Centro de Equivalência Farmacêutica (EQFAR) no Parque Tecnológico, em Toledo, no Oeste do Estado.

No local, serão feitos estudos e testes para garantir a equivalência entre o medicamento que está sendo desenvolvido (genérico) e o medicamento referência – já registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, a Prati-Donaduzzi terceiriza os estudos que serão realizados no EQFAR e a implantação trará agilidade no desenvolvimento de novos produtos e nos protocolos junto a Anvisa. “No desenvolvimento de medicamentos genéricos nós precisamos ser muito ágeis, com esse laboratório conseguimos lançar os produtos com eficiência e rapidez”, explica o presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni.

No Centro de Equivalência serão realizados, inicialmente, dois tipos de estudo: a equivalência farmacêutica, que compara o genérico em desenvolvimento com o medicamento de referência, e os estudos de perfil de dissolução, que simulam a liberação do fármaco no organismo e garantem que isso acontecerá de forma eficaz. “Este laboratório é de suma importância para a indústria. É uma etapa importante para comparar os medicamentos antes de administrá-los in vivo”, complementa Maffissoni.

Na área de cerca de 260 m², que fica localizada dentro do edifício Charles Darwin, no Biopark, a Prati-Donaduzzi fará um investimento de R$ 4,5 milhões. “A Prati investe profundamente em pesquisa e inovação, só em 2022 foram mais R$ 85 milhões e isso é o que faz com que continue crescendo de forma acelerada. A pesquisa é fundamental e nós ficamos muito felizes que esteja aqui no Ecossistema um pedacinho desse investimento. A Prati é um grande parceiro do Biopark”, ressalta o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi.

A expectativa é de que aproximadamente 20 estudos completos de equivalência farmacêutica e 40 estudos de perfil de dissolução comparativo sejam realizados anualmente no local. “A instalação desse laboratório é crucial para que a Prati-Donaduzzi continue crescendo em ritmo acelerado. Esse é um laboratório de altíssima tecnologia, que existe em poucos lugares do país e que estamos instalando aqui no Oeste no Paraná. É um passo tecnológico importante e a partir dele podem vir outras etapas mais avançadas”, ressalta Eder Fernando Maffissoni.

O EQFAR solidifica a missão da Prati-Donaduzzi de “Prover saúde e bem-estar através de produtos farmacêuticos de alta qualidade e confiabilidade” e a missão do Biopark de “Inovar para a vida”. “Todas as ações que tomamos tanto na Prati-Donaduzzi quanto no Biopark, são para atender a comunidade e desenvolver a Região”, finaliza Luiz Donaduzzi.

Fonte: Prati-Donaduzzi

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores