terça-feira , 28 junho 2022
Capa » Indústrias » Novo Nordisk lança desafio global para identificar e patrocinar iniciativas de promoção à saúde para crianças

Novo Nordisk lança desafio global para identificar e patrocinar iniciativas de promoção à saúde para crianças

Iniciativa oferece 100 mil dólares para o apoio e financiamento de ideias que promovam ambientes saudáveis para as crianças; inscrições estão abertas  

São Paulo, maio de 2022 — Estão abertas, até 15 de julho, as inscrições para a 2ª edição do Desafio da Infância Saudável (The Healthy Childhood Challenge), uma iniciativa da Novo Nordisk, em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), focada no apoio e financiamento de ideias que promovam ambientes saudáveis para as crianças no mundo inteiro.

O desafio proposto é que comunidades, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino e de saúde e agências públicas em todo o mundo inscrevam ideias que promovam ambientes mais saudáveis para as crianças e que reduzam as desigualdades em saúde. O foco desta edição é a infância e a prevenção de doenças crônicas. Ao final do desafio, as três melhores ideias vão receber um financiamento de 100 mil dólares cada para que sejam viabilizadas. As inscrições são feitas através do site da plataforma.

O desafio inclui duas etapas de seleção: a primeira acontecerá em julho, quando 10 projetos serão pré-selecionados, e a final em outubro, que definirá os três vencedores que serão anunciados em novembro.

As propostas apresentadas devem estar preferencialmente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os Objetivos 2 (fome zero), 3 (saúde e bem-estar), 5 (igualdade de gênero), 10 (redução da desigualdade) e 12 (consumo e produção responsáveis). Ideias que promovam acesso seguro e inclusivo a esportes e atividades ao ar livre e alimentação saudável acessível para famílias em situação de vulnerabilidade são alguns exemplos que podem ser apoiados pelo desafio.

Desde 2019, Novo Nordisk e UNICEF impulsionam mudanças para prevenir a obesidade infantil por meio de uma parceria piloto na América Latina e no Caribe. Em 2021, o Brasil ficou em 1º lugar no número de inscrições no Desafio da Alimentação Saudável (The Healthy Food Challenge). Dos 19 projetos inscritos, três foram às etapas finais: o cultivo de hortas orgânicas em escolas e creches, um omnicanal para conectar consumidores em busca de alimentação nutritiva e cozinheiros da vizinhança, além de cursos e treinamentos com base nas recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

A iniciativa faz parte da estratégia de responsabilidade social da Novo Nordisk de combate ao diabetes, Defeat Diabetes, que tem como objetivos de longo prazo acelerar a prevenção para conter o aumento do diabetes tipo 2 e da obesidade, ofertar acesso a cuidados para pacientes vulneráveis ​​em todos os países e continuar a impulsionar a inovação para melhorar vidas.

Até 77 milhões de crianças podem ter obesidade no país até 2030 

A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode comprometer a saúde, que necessita de tratamento a longo prazo e pode diminuir a expectativa de vida em até dez anos, em média. Só no Brasil, uma em cada 10 crianças brasileiras de até 5 anos está com o peso acima do ideal: são 7% com sobrepeso e 3% já com obesidade, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com a Federação Mundial de Obesidade, a expectativa é que 7,7 milhões de crianças tenham obesidade até 2030. O tratamento inicial da obesidade para crianças consiste em mudar os hábitos e estilo de vida: alimentação mais saudável e atividade física.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores