sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » Novo exame permite identificar infecção ativa pelo coronavírus em 30 minutos

Novo exame permite identificar infecção ativa pelo coronavírus em 30 minutos

Pesquisa de Antígenos é uma alternativa ao RT-PCR, usado para detectar se o vírus está presente no organismo e com possibilidade de transmissão

Mesmo após nove meses da pandemia, os tipos de exames a serem realizados para identificar o coronavírus ainda geram muitas dúvidas nos pacientes. Basicamente, existem hoje dois tipos de testes: um para identificar a infecção ativa (ou seja, com possibilidade real de transmissão) e outro, de sorologia, para detectar anticorpos (ou seja, se o paciente já teve COVID-19 no passado).

Até então, o RT-PCR era o único teste disponível para identificação do vírus SARS-CoV-2 no organismo no momento da coleta. Ao contrário dos testes sorológicos, o RT-PCR tem um prazo mais extenso para ser realizado, sendo entregue em um prazo médio de 24 horas.

Desde a última semana, o Laboratório Lustosa, em Belo Horizonte, passou a oferecer o exame para Pesquisa de Antígenos, que identifica o vírus SARS-CoV-2 presente no organismo em apenas 30 minutos. Ele deve ser realizado até o 5º dia desde o início dos sintomas e o teste é feito por meio de amostras coletadas com swab de raspado da nasofaringe, durante fase aguda da infecção.

“A diferença é que o RT-PCR é um teste molecular, enquanto a Pesquisa de Antígenos detecta a proteína do vírus. Mas ambos têm uma sensibilidade muito próxima”, explica o diretor técnico do Lustosa, Adriano Basques. Segundo o especialista, pesquisas apontam uma sensibilidade aproximada de 96% dos pacientes positivos no RT-PCR.

A Pesquisa de Antígenos pode ser realizada nas unidades Centro, Contagem e Santa Efigênia, do Laboratório Lustosa. “O serviço é realizado com total segurança e por equipe capacitada, que utiliza uniformes e equipamentos de proteção recomendados pelos órgãos de saúde”, ressalta Basques.

Os resultados serão disponibilizados a partir das 8h da manhã pelo site www.lustosa.com.br. Nesse endereço também são encontradas mais informações do exame.

Unidades Preferenciais COVID-19

Santa Efigênia: Rua Domingos Vieira, 348 – 3º andar

Centro: Rua dos Carijós, 136

Contagem: Av. João César de Oliveira , 965 –  Eldorado

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores