sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Medicina » Mulheres com endometriose podem apresentar dificuldade para engravidar; Encontro aborda aspectos da doença

Mulheres com endometriose podem apresentar dificuldade para engravidar; Encontro aborda aspectos da doença

Gerar conscientização e informar sobre a doença ajudam na busca por tratamento e melhor qualidade de vida

 13 de março marcou foi o dia da conscientização sobre a endometriose e tem como objetivo gerar informação sobre a doença que atinge, principalmente, mulheres entre 25 e 35 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% das brasileiras em fase reprodutiva sofrem com a doença1.

Segundo o ginecologista Dr. Patrick Bellelis, a endometriose é uma das principais causas de hospitalização ginecológica em países industrializados. Pensando em ampliar o acesso à informação, a Libbs Farmacêutica patrocina o Evento VivEndo, que nos dias 06, 20 e 27 de março e 3 de abril irá atualizar mulheres, seus parceiros e familiares sobre o panorama mundial da endometriose, diagnóstico por imagem, fertilidade e gravidez, sexualidade e endometriose, aspectos emocionais, nutrição, tratamento, fisioterapia e manejo da dor.

O encontro foi dividido em quatro dias, com dois módulos em cada. A primeira palestra se inicia às 8h e a segunda às 11h. A inscrição para o evento online é gratuita.

Endometriose x Infertilidade

Diversos fatores podem causar a infertilidade feminina e a endometriose é o principal deles, uma vez que cerca de 40% das mulheres diagnosticadas com a doença não conseguem engravidar2-4.

A endometriose acontece quando o endométrio, camada que reveste o útero internamente, atinge outros órgãos como: ovários, trompas, intestinos, bexigas³, entre outros.

Com o comprometimento do aparelho reprodutivo, que sofre um processo de inflamação progressivo, pela implantação de tecido endometrial, as mulheres acometidas pela patologia podem encontrar dificuldades para engravidar de forma natural, sendo necessário tratamento ou até mesmo intervenções cirúrgicas4.

A endometriose possui classificações referentes à intensidade: mínima (grau I), leve (grau II), moderada (grau 3) e severa (grau IV) e quanto maior o grau mais difícil para a mulher conseguir engravidar5.

Tenho endometriose?

A dor é a principal característica da endometriose. As mulheres também devem se atentar caso a cólica menstrual seja mais intensa a cada ciclo. Quando o tecido endometrial atinge a bexiga, pode originar desconforto ao urinar e até mesmo apresentar sangue. Se o intestino for afetado, a mulher pode ter constipação intestinal e estreitamento do intestino.

Tratamento

O tratamento da endometriose é individualizado e depende de fatores como idade, intensidade da dor, desejo de engravidar, local das lesões e gravidade da doença6. “O tratamento da doença é clínico com a utilização de anticoncepcionais, mudanças de estilo de vida da paciente, exercícios físicos e fisioterapia. Na falha de resposta ao tratamento clínico, passamos a considerar o tratamento cirúrgico para a exérese completa das lesões”, completa o ginecologista.

Referências:

  1. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Endometriose [internet]. Acesso em mar 2021. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/02/pcdt-endometriose-retificado-livro-2010.pdf

2 – 3 – 4. https://www.sogesp.com.br/media/1253/anais-2012.pdf

5-6. https://www.sogesp.com.br/media/1253/anais-2012.pdf

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores