quinta-feira , 16 maio 2024
Capa » Notícias » Ministério da Saúde recebe 473 mil canetas do análogo de insulina de ação rápida

Ministério da Saúde recebe 473 mil canetas do análogo de insulina de ação rápida

No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Diabetes (26 de junho), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é informada sobre nova aquisição do governo, que beneficiará pacientes com diabetes mellitus tipo 1

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Diabetes (26 de junho), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) traz uma boa notícia: o Ministério da Saúde recebeu, na mesma data, 473 mil canetas do análogo de insulina de ação rápida, asparte, produzidas pela Novo Nordisk. O medicamento é essencial para pessoas com diabetes tipo 1.

“Graças à união de sociedades de profissionais de saúde, associações representativas de pessoas com diabetes, e, principalmente, ao empenho do Ministério da Saúde, conseguimos resolver a questão das insulinas análogas de ação rápida, no nosso país, através da SBD, especificamente de seu Departamento de Saúde Pública, com a Dra. Karla Melo”, afirma o presidente da SBD, Levimar Araújo. “Foi adquirido novo lote [do medicamento] e assim esperamos que não tenha falta de insulina”, completa o presidente.

Essa era uma preocupação da entidade, já que a insulina de ação rápida é imprescindível para pessoas que convivem com o diabetes tipo 1 – ocorre quando o pâncreas não produz ou produz pouco esse hormônio, insuficiente para exercer sua ação de fazer com que a glicose entre nas células – sendo necessária a aplicação da injeção, em forma de caneta, antes das refeições e para cobrir a necessidade de insulina nas 24 horas do dia. Há algum tempo, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia identificado redução importante do análogo de insulina de ação rápida no estoque do Ministério da saúde, trazendo o alerta para a SBD e outras entidades parceiras que atuam em prol das pessoas com diabetes.

Karla Melo, coordenadora do Departamento de Saúde Pública da SBD, destaca a quantidade expressiva de canetas que serão entregues ao Ministério da Saúde, assim como a disponibilidade da Novo Nordisk para dispor desses medicamentos. “Notícia boa é para ser comemorada, esse quantitativo é praticamente um presente para pessoas com diabetes tipo 1”, comemora ela.

“A SBD gostaria de agradecer o empenho e a união de todos os parceiros envolvidos neste processo, como TCU, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o Instituto Diabetes Brasil (IDB), a ADJ – Diabetes Brasil, a Novo Nordisk e o Ministério da Saúde. Todos juntos, fazemos mais e melhor”, finaliza Dra. Karla.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores