quarta-feira , 15 maio 2024
Capa » Notícias » Mauá desenvolve embalagem autônoma inteligente para transporte de órgãos, tecidos humanos e vacinas

Mauá desenvolve embalagem autônoma inteligente para transporte de órgãos, tecidos humanos e vacinas

Em parceria com outras instituições, o projeto visa proporcionar mais segurança aos processos críticos durante a logística

São Paulo, setembro de 2023 – Nas últimas semanas, um dos assuntos mais abordados na imprensa é o transplante de órgãos, principalmente devido ao caso do apresentador Fausto Silva ter bastante repercussão. Mas, para que o órgão doado chegue ao paciente, há um longo caminho, no qual o relógio é o inimigo do transplante, até mesmo do transporte adequado do órgão até o receptor.

Diante dessa realidade, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – em parceria com a Escola Paulista de Enfermagem e a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Cetea – Centro de Tecnologia em Embalagem para Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – faz parte de um grandioso projeto para proporcionar mais segurança aos processos críticos durante o transporte de órgãos, tecidos e células para transplante e insumos do sistema de saúde sensíveis à temperatura ambiente, como vacinas, por exemplo.

“Juntas, as instituições trabalham na pesquisa e no desenvolvimento de embalagem autônoma inteligente para cadeia fria, pois a ausência desse item dentro de um sistema logístico adequado é o principal motivo que leva a perdas superiores a 10% de órgãos para transplantes, esses que dependem de tempo de transporte, cuidados com manuseio e acondicionamento temporário adequado para a qualidade de sua integridade e para a efetivação do transplante”, diz Fernando Martins  Gerente da Divisão de Eletrônica e Telecomunicações do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.

O engenheiro Martins reforça, ainda, que é extremamente importante para a Mauá participar desse projeto, uma vez que a instituição tem comprovada competência acadêmica de referência nacional para oferecer conhecimento e viabilizar o desenvolvimento dessas embalagens, aprimorando os protótipos já desenvolvidos de 2017 a 2019 com a empresa parceira São Rafael.

Começo do projeto

Tudo começou em 2017, quando a Dra. Bartira Roza, da Escola Paulista de Enfermagem, fez o desafio para a elaboração do projeto. A proposta foi aceita como objeto de Trabalho de Conclusão de Curso por dois grupos de alunos do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia. O comprometimento da São Rafael na produção dos protótipos sob a orientação dos pesquisadores do Ital Cetea complementa o enorme apoio do IMT, por meio do Centro Universitário e do Centro de Pesquisas, no desenvolvimento do conceito e dos protótipos.

O projeto interinstitucional encabeçado pela empresa São Rafael Câmaras Frigoríficas ficou em oitavo lugar entre os 83 aprovados, dos quais 11 foram subvencionados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), na linha temática Saúde 4.0 da seleção pública Subvenção Econômica à Inovação 04/2020 – Tecnologias 4.0. Com prazo de execução de até 26 meses, o projeto receberá R$ 1,854 milhões de subvenção, com R$ 394 mil de contrapartida pela empresa subvencionada.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia e em TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação; recentemente passou a oferecer três novos cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e TI – Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores