sexta-feira , 3 maio 2024
Capa » Notícias » Indústria química cresce e já representa 40% das empresas certificadas halal em 2022 para exportação aos países árabes

Indústria química cresce e já representa 40% das empresas certificadas halal em 2022 para exportação aos países árabes

Até 2024, mercado global halal pretende movimentar US$ 5,74 trilhões

São Paulo, dezembro de 2022 – O potencial de negócios das empresas brasileiras com os países árabes tem atraído, com ainda mais força a cada ano, empresas de diferentes segmentos. Esse cenário é comprovado pelos números – em 2022, as certificações da CDIAL Halal para a indústria de químicos e bioquímicos passaram de 24% em 2021 para 40% em 2022.

Dentre os setores de indústria química que mais buscaram a certificação halal neste ano, estão empresas de colágeno/gelatina, aditivos alimentares, aromas, químicos/saneantes, entre outros. Vale ressaltar que a certificação halal neste segmento é ainda mais ampla, e também é concedida a empresas de suplementos nutricionais, minerais, enzimas e adjuvantes para a produção de inseticidas, medicamentos, fertilizantes, materiais de limpeza, têxteis e produtos de couro.

O processo de certificação halal é a porta de entrada para as empresas que tenham interesse em comercializar seus produtos com os países que seguem a religião islâmica. Pelo seu potencial – que deve movimentar em torno de US$ 5,74 trilhões até 2024 – e pela abrangência – envolve quase ¼ da população mundial -, o segmento halal continua promissor e atrativo às empresas brasileiras.

O processo de certificação analisa toda a cadeia, como a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento, para garantir, dentre outras coisas, que não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como a carne suína”.

“As indústrias brasileiras de diversos setores têm enorme potencial para explorar esse mercado em ascensão, como o que tem se mostrado às indústrias químicas, dentre elas, as empresas de colágeno para produção de cosméticos e gelatinas, que estão entre os setores que têm aumentado a procura para exportar a esses mercados”, explica o diretor de operações da certificadora, Ahmad Mohamad Saifi.

CDIAL Halal – É a certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores