sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » Evento ‘Fronteiras na inovação em medicina translacional’, da EMS, traz norte-americanos especialistas em terapia genética ao Brasil

Evento ‘Fronteiras na inovação em medicina translacional’, da EMS, traz norte-americanos especialistas em terapia genética ao Brasil

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, traz ao País dois palestrantes internacionais, os norte-americanos Geoff Mackay e Matthew Kane – especialistas em terapia genética e celular-, para discutir o que há de mais atual sobre o tema com uma plateia de cientistas, pesquisadores, médicos e profissionais da saúde. Os eventos acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), respectivamente.

Os workshops fazem parte do programa “Fronteiras na inovação em medicina translacional”, organizado periodicamente pela EMS. Na edição de 2018, o foco da discussão será a terapia genética em oncologia e reposição enzimática. Ambos os palestrantes convidados estão no comando de biofarmacêuticas dos Estados Unidos voltadas para pesquisa e desenvolvimento de terapias inovadoras e apresentarão seus projetos aplicados à oncologia e à reposição enzimática utilizando tecnologias proprietárias para a edição genética.

Geoff MacKay, presidente e CEO da AVROBIO, discursará sobre o tema “The Emergence of Ex Vivo Gene Therapy” (A emergência da terapia gênica ex vivo); e Matthew Kane, presidente e CEO da Precision Biosciences, falará sobre o tema “Translating Genome Editing into Greatly Needed Produtcts” (Traduzindo edição de genoma para produtos de grande necessidade).

A AVROBIO desenvolve terapias genéticas baseadas em lentivírus. Trata-se de uma empresa com produtos já em estágio clínico que representam terapias disruptivas com potencial de curar a doença dos pacientes em uma única dose. O foco principal dos desenvolvimentos clínicos atuais são as doenças de Fabry, Gaucher e Pompe, bem como a cistinose.

Já a Precision Biosciences desenvolveu a tecnologia proprietária de edição de genoma chamada ARCUS, que utiliza um tipo específico de endonuclease. As aplicações são em imunoterapias baseadas em células visando o tratamento do câncer e doenças genéticas. Essa tecnologia tem o potencial de inserir um gene ausente ou remover um gene causador de doença, bem como corrigir erros de tradução gênica.

A terapia genética é um método de tratamento realizado por meio da inserção de determinados genes nas células e tecidos de um paciente com doenças hereditárias e visa substituir ou reparar alelos defeituosos. “Seria como trocar um fragmento de DNA que não expressa um gene importante para o organismo por outro que expresse o gene de interesse, de modo a garantir o bom funcionamento desse organismo ou mesmo de curar uma doença”, explica Daniel Salazar, Vice-Presidente Técnico-Científico da EMS.

Com o método, segundo a American Society of Gene & Cell Therapy, atualmente, tratamentos estão sendo desenvolvidos para uma série de condições médicas, como câncer, hemofilia e doenças neurodegenerativas como Mal de Parkinson e Doença de Huntington, entre outros casos.

A AVROBIO e a Precision estão no portfólio de investimentos da Brace Pharma, braço de inovação radical (disruptiva) da EMS nos Estados Unidos. Por meio da Brace, a empresa investe no desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças com um alto grau de necessidade médica não atendida e com opções de tratamento insuficientes.

“Entre as fronteiras da medicina moderna, cada vez mais observa-se a ênfase na cura de doenças, não apenas em seu tratamento. Neste contexto, terapias focadas no nível genético são potencialmente revolucionárias. Estas inovações estão sendo geradas, em grande parte, no ecossistema de startups de biotecnologia, em geral nascidas em ambientes acadêmicos que florescem com os investimentos de capital de grandes empresas e de fundos públicos e privados”, afirma Salazar.

A EMS, com a Brace Pharma, é a primeira companhia brasileira a apostar em inovação disruptiva no mercado norte-americano – os EUA são o país responsável por mais de 70% do desenvolvimento de medicamentos inovadores no mundo. Mais de 1 bilhão de reais têm sido investidos pelo laboratório para oferecer aos pacientes o acesso a tratamentos médicos inéditos, promovendo saúde e maior qualidade de vida.

Perfil dos palestrantes:

Matthew Kane é cofundador da Precision Biosciences, e foi presidente, CEO e diretor da empresa desde a sua fundação, em 2006. Kane possui quase vinte anos de experiência no setor de ciências da vida, a maioria dos quais dedicou-se a trabalhar especificamente na edição de genoma. Também liderou a Precision desde o início, abrangendo o desenvolvimento da ARCUS, financiamento de capital e acordos de colaboração e desenvolvimento, litígios críticos em patentes e crescimento de funcionários, tudo isso estabelecendo e mantendo uma cultura focada em inovação, responsabilidade e respeito. Antes de vir a ser o cofundador da Precision, Kane passou pela Suros Surgical Systems. Tem formação em engenharia mecânica e é mestre em engenharia biomédica pelo Instituto Rose-Hulman Institute of Technology. Também possui MBA pela Duke University.

Geoff MacKay é presidente e CEO da AVROBIO, líder em terapias genéticas baseadas em lentivírus. McKay também foi CEO da eGenesis Inc., empresa que aplica a edição do gene CRISPR-Cas 9 no campo da xenotransplantação. Antes disso, passou 11 anos como presidente e diretor executivo da Organogenesis Inc., transformando a empresa na principal companhia de medicina regenerativa do mundo, medida por aprovações da FDA, pacientes tratados e receita. O executivo ocupou diversos cargos de liderança na Novartis AG, como Vice-Presidente e Chefe de Unidade de Negócios, Transplante e Imunologia na Novartis Canadá, Vice-Presidente de Engenharia de Tecidos na Novartis USA, Chefe de Imunologia Global de Vendas e Transplantes com sede em Basel, Suíça. Também foi Gerente de Vendas e Marketing da Novartis Biotech Europe.

Serviço:

12/12 – Palestra Mackay e Kane no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 18h

Local: Academia Nacional de Medicina

Endereço: Avenida General Justo, 365 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Acesso: livre

É necessário fazer a inscrição pelo link: http://www.anm.org.br/conteudo_view.asp?id=2956

13/12 – Palestra Mackay e Kane em São Paulo (SP)

Horário: Das 16h às 18h

Local: Auditório do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (Sala Alfredo Bosi)

Endereço: Rua da Praça do Relógio, 109, térreo – Butantã – São Paulo – SP

Acesso: livre

É necessário fazer a inscrição pelo link:

http://www.iea.usp.br/eventos/gene-therapy

Transmissão online, sem necessidade de inscrição:

http://www.iea.usp.br/aovivo

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores