sexta-feira , 26 abril 2024
Capa » Notícias » EMS promove exposição inédita em aplicativo lançado pelo Museu do Ipiranga em celebração ao mês da Independência

EMS promove exposição inédita em aplicativo lançado pelo Museu do Ipiranga em celebração ao mês da Independência

Público poderá acompanhar por aplicativo a “Exposição em pílulas” – mostras por dois ambientes do tradicional Museu paulista, conhecendo obras e registros históricos sem sair de casa

São Paulo, setembro de 2020 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil e um dos patrocinadores do projeto de restauro e modernização do Museu do Ipiranga, promove a “Exposição em pílulas”, uma experiência virtual, disponível a toda a população durante o mês da Independência do Brasil, como uma forma de dar acesso ao espaço mesmo com ele fechado e em reforma. As mostras, inéditas, estão dentro de uma plataforma online criada pelo Museu para levar o visitante a um passeio em 3D pelos jardins e pela fachada do edifício histórico. Em uma das mostras, intitulada “Personagens da Independência”, há um acervo de quadros de personagens significativos desse período da História do Brasil, como Dona Leopoldina e Joaquim Lima e Silva; o outro cenário, “Dirigíveis de Santos Dumont”, contempla uma viagem aérea aos jardins e a um acervo pouco conhecido do Museu, mostrando como esse brasileiro já pensava à frente de seu tempo.

A exposição faz parte da campanha Ecos do Ipiranga, que o Museu do Ipiranga promove para comemorar o Dia da Independência do Brasil. Dentro do aplicativo, além de passear pelos ambientes em 3D, também será possível participar de quiz sobre curiosidades do Museu, jogar minigames e conhecer algumas características da fachada do edifício. É possível escolher entre oito avatares com variações de gênero, idade e etnia, além de diversas opções de roupas. O Museu do Ipiranga Virtual surge das pesquisas realizadas pelo EACH – USP em parceria com o Museu e tem apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP.

O aplicativo pode ser acessado pelo e http://museudoipirangavirtual.com.br/ e em breve nas lojas de aplicativos para Android e iOS. A expectativa é atingir mais de 10 milhões de pessoas com essa ação até o final do mês.

Passeio virtual

Desenvolvido todo em 3D, o programa permitirá que o visitante se mova por meio de um personagem e se sinta de fato dentro do Museu do Ipiranga. A sala percorrida e as obras lá disponíveis têm tamanho proporcionalmente fiel ao original e podem ser ampliadas e apreciadas “de perto”. Além disso, os quadros, selecionados por uma curadoria do próprio Museu, trazem informações em texto e áudio.

O passeio pelo icônico jardim de estilo francês, projetado no início do século XX, se dá em um balão com uma visita aérea às imagens de cada um dos dirigíveis expostos e a dados sobre eles e sobre o patrono da aviação brasileira.

“Estamos celebrando o 7 de setembro dando acesso a duas exposições incríveis, mesmo com o museu fechado a visitantes. Para nós, é um prazer poder proporcionar esse incentivo à cultura para a população por meio da junção da história do nosso país com algo inovador, como essa ferramenta em 3D especialmente confeccionada para a ocasião. Estamos muito felizes e satisfeitos com mais essa iniciativa envolvendo o Museu do Ipiranga”, afirma Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS.

“Entendemos o investimento na cultura como parte indissociável de nossa responsabilidade social e ficamos honrados em ser parceiros de um museu tão reverenciado e relevante para a população brasileira”, completa Josemara.

EMS consolida trajetória de apoio a ações culturais

O laboratório apoia a cultura brasileira e investe em projetos diversos nessa área, incluindo teatro, música, literatura, museus, fotografia, exposições temáticas, concertos nacionais e internacionais. Além de ser uma das patrocinadoras do projeto de revitalização do Museu do Ipiranga, que será entregue à população em 2022, a empresa é parceira do Museu do Futebol em 2020 e do MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo desde 2013. Além disso, é mantenedora, pelo oitavo ano consecutivo, do Mozarteum Brasileiro, uma das mais conceituadas associações culturais do País. Já foi patrocinadora de apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O laboratório também já patrocinou os espetáculos da Broadway no Brasil “O Fantasma da Ópera”, “A Noviça Rebelde”, “Les Misérables” e “Mudança de Hábito”, além das grandes produções “Chacrinha, o Musical” e “Hebe, o Musical”.

Serviço

O projeto “Exposição em Pílulas” estará disponível em

museudoipirangavirtual.com.br de 7 a 30 de setembro de 2020. Para ter acesso à visita, é preciso realizar um pré-cadastro com e-mail e senha.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores